AS MULTAS VOLTARAM - Prefeitura publica mais de 5,5 mil multas

AS MULTAS VOLTARAM - Prefeitura publica  mais de 5,5 mil multas
Foto: Reprodução/JOMI/PMI




Durante o mês de setembro, não foram publicados novos editais com relação de notificações de multas emitidas pelos radares instalados em um lado da cidade de Itaúna. Críticos afirmam que este fato se deu devido às eleições e que a suspensão das publicações teria ocorrido para não prejudicar os candidatos apoiados pelo atual prefeito, tanto à sua sucessão quanto à Câmara. Verdade ou não, o fato é que realmente, durante o mês de setembro, não foram feitas as publicações dos editais com as notificações de multas. Mas a edição do dia 1° de outubro, a cinco dias das eleições, trouxe dois editais com as publicações.

Na edição do Jornal Oficial do Município de Itaúna – JOMI de terça-feira, 1º de outubro, foram publicados os editais de números 00031 e 00032 de 2024, com nada menos do que 5.560 notificações de multas a proprietários de veículos que circularam pelas ruas de Itaúna na região em que os radares estão instalados. Lembrando que a região composta pelos bairros Padre Eustáquio, Várzea da Olaria, Jadir Marinho, Mamonal, Leonane, Irmãos Auler e entorno não conta com radares instalados pela Prefeitura.

Várias foram as críticas que chegaram à reportagem de que o fato de não terem publicado editais durante o mês de setembro teria relação com as eleições. “Eles publicaram só agora, dia primeiro, porque não dá tempo de alcançar muita gente com esta informação, até porque os vereadores estão mais preocupados com a conquista de votos...”, disse um cidadão. Outro comentou que, “se eles publicassem (as multas) durante o mês de setembro, iam prejudicar os candidatos apoiados pelo prefeito”. Caso essas afirmações se confirmem, pode caracterizar infração eleitoral, apontou um profissional da área do Direito.