Bar do Sandoval está fechando durante a noite

Página do Instagram do grupo “Itaunadazoeira” comenta “isso diz mt coisa!”

Bar do Sandoval está fechando durante a noite
Foto: Reprodução/Itaunadazoeira

O tradicional Bar do Sandoval, também conhecido como “Bar dos Artistas”, que faz parte da história itaunense, sendo o ponto de encontro dos boêmios e notívagos da cidade e região, não é mais o mesmo. Devido à falta de ação do policiamento e de um programa de política pública capaz de dar solução ao problema, os andarilhos “tomaram conta da Praça da Lagoinha” e transformaram aquele ponto em local do “medo” para a população que gosta da noite e os transeuntes que precisam passar pelo lugar. Pessoas que antes iam ao Bar do Sandoval, nas madrugadas, com a certeza de que ali encontrariam uma refeição e até mesmo a “saideira” após uma noite de comemorações, evitam o lugar por medo de algum ato de violência.

A reportagem da FOLHA aborda o tema há vários meses, apontando que o espaço da Praça da Lagoinha está se transformando em um ponto parecido com a “Cracolândia” paulista, guardadas as devidas proporções. Hordas de andarilhos são vistos na Praça da Lagoinha, nas noites e madrugadas, fazendo uso de bebidas alcoólicas e drogas, além de provocar medo nas pessoas devido a atos de violência. Muita baderna, muita confusão e as autoridades, bem... as autoridades divulgam programas e se reúnem, enquanto os problemas permanecem e aumentam de intensidade.

A proprietária dos imóveis onde funciona também o Bar do Sandoval, conforme apurou a FOLHA, já ofereceu espaço para que a PM monte ali um posto de apoio, assim como acontece no posto de gasolina próximo da Rodoviária. Entendem os moradores da região e os frequentadores do Bar do Sandoval, que a simples presença da PM naquela praça, durante as noites e madrugadas, já seria o suficiente para “espantar” os arruaceiros. Mas também são feitas cobranças ao poder público municipal para a execução de alguma política pública efetiva, que possa pelo menos diminuir o problema.

Enquanto a Polícia Militar, por meio do seu comando local, não age no sentido de diminuir o problema, aumentando sua presença naquela área, e a Prefeitura, com seu setor de assistência social, não pratica uma política pública capaz de dar solução à situação, que não sejam levantamentos, reuniões e encontros, resta às pessoas lamentar: “fechar o bar à noite irá solucionar esse problema social?”, pergunta uma cidadã que em sua manifestação cobra “providências” do poder público. Outra, sugere a instalação do ponto de apoio da PM.

Outra lamenta apenas: “é muito triste, mas as noites Itaunenses não são mais as mesmas muita droga e violência...”. Enquanto mais uma manifestação vai direto ao ponto: “infelizmente isso é um problema social que a @prefeituradeitauna prefere fechar os olhos e fazer vista grossa ao invés de resolver”, e aponta que “com tantos andarilhos e drogas não está sendo possível trabalhar lá”. “É realmente triste notar que o Sandoval, conhecido por seu respeito, não esteja recebendo o devido reconhecimento das pessoas”, disse outro. E assim a população vai se manifestando, enquanto as autoridades que deveriam atuar no caso, parecem desconhecer o problema.