Barragem irregular na região das Peixotas

Barragem irregular  na região das Peixotas
Foto: Divulgação




O uso da água é regulado em legislação que proíbe o barramento de córregos, rios e ribeirões. E parece que é o que está ocorrendo em um terreno próximo do antigo “Sítio da Neguita”, na região de Garcias. O Córrego do Tico, que corre naquele local, está sendo represado em uma área, que divisa com o terreno dos herdeiros da Neguita e tem frente para a rua que liga a Avenida Chico Morais e o Bairro Itaunense, para a formação de um lago. Com isso, a água não está sendo escoada no leito do referido córrego, o que acaba por causar danos ao meio ambiente e fica represada. 

A reportagem da FOLHA foi acionada e recebeu imagens do lugar, para que seja denunciado o fato. É necessário que as autoridades ambientais fiscalizem o local e cobrem dos responsáveis o fato, visto que a legislação ambiental impede esse tipo de ação. Para se construir um barramento de curso d´água, é necessário um processo legal, com autorização de órgãos ambientais, e a vazão mínima dos cursos d´água deve ser mantida. 

Da maneira como está acontecendo no local informado, o Córrego do Tico deixou de correr no seu leito para que o citado lago seja formado. Com a palavra as autoridades competentes, para que o problema seja corrigido antes que se cause dano maior ao meio ambiente. Informações complementares são de que, com o período das chuvas, a área da rotatória construída na Av. Chico Morais pode sofrer com alagamentos e receber danos estruturais.