Belgo Arames completa 50 anos de produção no Brasil

Belgo Arames completa 50 anos de produção no Brasil
Foto: Divulgação/Renato Silva

Abril marca o aniversário de 50 anos da Belgo Arames, empresa que emprega mais de 3,5 mil trabalhadores, sendo a líder no mercado de soluções em arames. Em Itaúna, o processo de expansão da unidade gerou mais de 300 empregos diretos e tornou o município uma referência na produção de arame para pneus. Criada em 1975, a empresa é líder na transformação de arames de aço, fruto da parceria estratégica no Brasil entre a ArcelorMittal, uma das maiores produtoras de aço do mundo, e a Bekaert, maior fabricante mundial de arames. Com sede em Contagem (MG), a produtora de arames possui oito plantas industriais nos estados da Bahia, Minas Gerais e São Paulo. A unidade de Itaúna é uma das mais estratégicas no país.

Em meio às comemorações, a Belgo reforça os seus pilares estratégicos nas áreas de Inovação, Gente, Cliente, Desempenho e Sustentabilidade e segue de olho no futuro. “Ao celebrar nossos 50 anos de história, reafirmamos nosso compromisso com investimentos estratégicos em inovação tecnológica, sustentabilidade ambiental e desenvolvimento humano. A unidade em Itaúna é uma das mais importantes do Brasil, pois produz um arame com tecnologia pioneira, reconhecido por sua qualidade, resistência e excelência, que impulsiona o setor industrial e fortalece o desenvolvimento do país”, afirma Rodrigo Archer, CEO da empresa.

Desde 2018, a Belgo Arames investiu mais de R$ 200 milhões nas duas unidades de fabricação de steel cord (arame para pneus), em Itaúna (MG) e Sumaré (SP). De acordo com o gerente da fábrica em Itaúna, a expansão da unidade gerou oportunidades significativas na região, incluindo a geração de mais de 300 empregos diretos. “Os investimentos na região, além de fortalecer a nossa capacidade produtiva, contribui diretamente para o desenvolvimento econômico local e a valorização da mão de obra regional”, aponta Roberto Bicalho, gerente da unidade.

Fortalecer a posição

Os planos da empresa para 2025 focam o fortalecimento de sua posição no mercado por meio de investimentos em tecnologia avançada de automação, como o uso de Inteligência Artificial (IA) e Internet das Coisas (IoT). Para os próximos anos, a empresa também deverá investir em infraestrutura, sustentabilidade, desenvolvimento de talentos, diversidade e inclusão. (Com informações de Caroline Melo)