Belgo e Arcelor atuam na transformação de vidas

Programa da Fundação ArcelorMittal e Belgo Arames beneficiou 81 crianças em 2024, com doação de óculos. Escolas de Itaúna participaram da iniciativa

Belgo e Arcelor atuam na transformação de vidas
Foto: Divulgação/Fundação ArcelorMittal

O programa Ver e Viver, iniciativa da Belgo Arames, e que é executado por meio da Fundação ArcelorMittal, atuou na melhoria da vida de pelo menos 81 alunos de escolas alcançadas pelo programa no ano de 2024. O Ver e Viver é responsável por direcionar os investimentos sociais da empresa, conforme divulgou a assessoria da Fundação ArcelorMittal. E no ano passado foram realizadas cerca de mil triagens e 132 consultas em crianças e jovens de escolas municipais. O objetivo é aprimorar a saúde visual deste público e, com isso, contribuir para melhorar o desempenho escolar dos beneficiados.

Conforme a divulgação do programa, “em Itaúna participaram do Ver e Viver as escolas municipais ‘Artur Contagem Vilaça’, ‘Augusto Gonçalves’, ‘Dona Cota’, ‘Dona Maria Augusta de Faria’, ‘Dr. Lincoln Nogueira Machado’, ‘Padre Waldemar Antônio de Pádua Teixeira’, ‘Souza Moreira’, ‘Dolores Nogueira Penido’, ‘Eduardo Gomes’, ‘Ismael de Souza Arruda’, ‘João Luíz de Sousa’, ‘João Nogueira Penido’, ‘José Antunes Ribeiro’, ‘Modestino Francisco Rabelo’ e CESU – Centro de Estudos Supletivos de Itaúna”.

Ainda segundo a informação, o investimento de mais de R$ 590 mil da Belgo na iniciativa fomentou 4.408 triagens pelo Brasil no ano passado, além de 1.133 consultas e 800 doações de óculos nos estados de Minas Gerais, Bahia e São Paulo. Para Luciana Macedo, gerente de Diversidade, Inclusão e Conexões Sociais da Belgo Arames, o Ver e Viver é uma iniciativa que vai muito além da doação de óculos. “O projeto transforma vidas, porque, ao garantir que essas crianças enxerguem com clareza, estamos fortalecendo o aprendizado, incentivando o desenvolvimento e mostrando que o cuidado com a saúde visual é um investimento no futuro de cada uma delas”, afirmou. 

O projeto Ver e Viver é uma iniciativa promovida desde o ano 2000 pela Belgo, por meio da Fundação ArcelorMittal, nas cidades em que há atuação da empresa. Os estudantes passam por consultas de triagem com testes de acuidade visual, realizadas por profissionais de saúde capacitados e educadores. Após a triagem, possíveis casos identificados são encaminhados para consultas médicas e, caso exista a necessidade, esses alunos recebem a doação dos óculos.

Sobre a Belgo Arames

A Belgo Arames é líder brasileira na transformação de arames de aço desde sua criação, fruto da parceria estratégica no Brasil entre a ArcelorMittal e a Bekaert. A empresa atua nos segmentos de Agronegócios, Cercamentos, Construção Civil, Automotivo, Solda, Aplicações Especiais e Indústria Petrolífera, oferecendo um mix de produtos e serviços que atendem com tecnologia de ponta, confiabilidade e qualidade aos mais diversos perfis de clientes.

Sobre a Fundação ArcelorMittal

A Fundação ArcelorMittal é o núcleo de investimento e transformação social do Grupo ArcelorMittal e impulsiona o desenvolvimento social em comunidades espalhadas pelo Brasil, por meio de sua atuação estratégica em educação, esporte e cultura. O propósito da Fundação ArcelorMittal é gerar impacto social positivo e duradouro em comunidades, reduzindo desigualdades e criando oportunidades que transformam realidades. Saiba mais em: www.famb.org.br.