BOA NOTÍCIA! Santanense faz parceria e aponta caminho para a recuperação da crise

Acordo com a SHEIN foi anunciado e vai colocar produtos da empresa de Itaúna no mercado eletrônico internacional

BOA NOTÍCIA! Santanense faz parceria e aponta caminho para a recuperação da crise
Reprodução/site da empresa e arquivo FOLHA
BOA NOTÍCIA! Santanense faz parceria e aponta caminho para a recuperação da crise
BOA NOTÍCIA! Santanense faz parceria e aponta caminho para a recuperação da crise


Uma boa notícia para o mercado e, especialmente, uma excelente notícia para os itaunenses e para os funcionários da Santanense Tecidos – empresa com mais de 130 anos de existência, a mais antiga de Itaúna – que passam por momentos de incertezas com uma crise que a empresa vem enfrentando nos últimos meses:

A direção da Coteminas, controladora da Santanense, publicou memorando (veja cópia nas imagens) na quinta-feira, 20 de abril, onde informa que estabeleceu entendimentos com a SHEIN (pronuncia-se ‘shin’), empresa de penetração mundial no ramo de comércio eletrônico, especializada em moda, que negocia produtos de vestuário em várias partes do mundo.

Conforme o comunicado da Santanense, os produtos da empresa, da linha “produtos para o lar” serão comercializados pela SHEIN, no Brasil e na América Latina.

Também foi estabelecida parceria para “financiamento para capital de trabalho” – o que significa que a multinacional chinesa injetará dinheiro na empresa nacional para a sua liha de produção.

Desta forma, a Santanense Tecidos será mais do que fornecedora de seus produtos para a SHEIN.

Governo anuncia investimentos de R$ 750 milhões da empresa chinesa no Brasil

Paralelo ao comunicado que a Coteminas publicou, o ministro da Economia do Governo Lula, Fernando Haddad, anunciou que a gigante chinesa vai investir R$ 750 milhões no fornecimento de tecnologia e treinamento aos 2 mil fabricantes nacionais com os quais vai estabelecer parceria. Esse investimento será capaz de gerar 100 mil novos empregos no País, nos próximos três anos, conforme o anúncio da SHEIN.

A empresa, que vinha sendo citada, ao lado da SHOPEE (outra gigante do comércio eletrônico), como simples importadora, nos últimos dias, passa assim à condição de representante dos produtos nacionais, inclusive para o exterior, invertendo a imagem que se faz dela, até então.

E com o investimento programado, vai ajudar na geração de mais 100 mil novos empregos.

Além disso, no caso da Santanense, contribuirá para que a empresa saia da atual crise e mantenha os empregos atuais.

Assim, a boa notícia para os itaunenses é que a fábrica de tecidos – um verdadeiro patrimônio da comunidade itaunense – parece ter encontrado o caminho para sair da crise e trocará as imagens das manifestações trabalhistas, como tem ocorrido mais recentemente, pelo retorno dos teares ao funcionamento pleno.