Bombeiros vistoriam locais com riscos de incêndio
Em 2024, foram registrados 154 incêndios em lotes vagos em Itaúna. Neste ano, já foram mais de 30

No ano de 2024, Itaúna foi destaque negativo na região devido ao número de queimadas registradas no município. Neste ano, o Corpo de Bombeiros Militar já está realizando um trabalho, com o programa Alerta Verde, que consiste em vistorias locais – especialmente em lotes vagos – onde têm sido registradas ocorrências de mato alto, que possam gerar as citadas queimadas. Militares do 2º Pelotão do Corpo de Bombeiros Militar estão realizando os trabalhos de identificação de terrenos sujos para que os proprietários sejam notificados para que efetuem a limpeza.
Com a constatação das condições que favoreçam os riscos de incêndio, são lavrados Registros de Eventos de Defesa Social – REDS, que são encaminhados à Prefeitura para que as providências sejam tomadas. Essas situações deverão ser fiscalizadas pela Prefeitura e os proprietários serão notificados para a limpeza, sob pena de multa. Conforme o alerta o Corpo de Bombeiros Militar, “lotes vagos com acúmulo de vegetação e resíduos tornam-se locais propícios à proliferação de animais nocivos à saúde humana. Além disso, durante o período de estiagem, esses locais representam risco de incêndios, e a queima da vegetação contribui para o aquecimento global, a poluição do ar e o aumento de doenças respiratórias”.
Ainda conforme a Corporação, no ano de 2024, a unidade de Itaúna registrou 154 notificações de incêndios em vegetação, originando queimadas. Esse número representa uma ocorrência a cada 2,3 dias. Neste ano, nos primeiros três meses já foram registradas mais de 30 ocorrências, mantendo-se a média do ano passado, o que ocasiona o aumento da fiscalização dos órgãos públicos para a situação.