BUSCA ATIVA ESCOLAR - Educação inicia campanha para reduzir evasão escolar
Neste ano, o Governo de Minas se une ao Unicef para potencializar ações de identificação e mapeamento de crianças e adolescentes em risco ou em situação de abandono e evasão

Com o objetivo de monitorar e reduzir o número de estudantes infrequentes e evitar o abandono e a evasão escolar, o Governo de Minas iniciou a campanha de Busca Ativa Escolar 2025. Com o tema: “lugar de estudante é na escola”, a campanha tem como principais diretrizes o acesso, permanência e aprendizagem dos estudantes.
Para alcançar esse objetivo, estão sendo realizadas ações para identificar os estudantes que estão faltando às aulas, mobilizar os responsáveis legais, acionar as redes de assistência quando necessário e acolher aqueles que se sentem desconectados da comunidade escolar.
A subsecretária de Articulação Educacional da SEE/MG, Cláudia Lara, destaca a importância dessa campanha para promover uma educação pública equânime e inclusiva. “Os resultados alcançados até agora são significativos. Eles refletem realidades que impactam não apenas as comunidades, mas o futuro do estado. Por isso, é fundamental a participação de todos os envolvidos para garantir o direito de cada criança e adolescente à educação”, afirma.
Conforme divulgado, o plano é estruturado em três frentes de trabalho: Busca Ativa, Diário Escolar Digital+ (DED+) e Garantia dos Direitos de Aprendizagem. Desde 2019, as iniciativas de Busca Ativa têm ajudado a trazer estudantes de volta às salas de aula.
Parceria com o Unicef
Neste ano, a novidade da campanha é a parceria com o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), que traz uma metodologia social e uma plataforma digital gratuita, estabelecendo comunicação entre os diversos agentes públicos envolvidos no desenvolvimento das crianças e adolescentes. As ferramentas permitirão ao poder público identificar crianças e adolescentes fora da escola e acionar diferentes áreas para garantir a matrícula e a frequência às aulas.
Além disso, o Unicef também oferecerá uma formação on-line, com conteúdo dinâmico, como vídeos e infográficos, para fortalecer a compreensão da estratégia e combater a exclusão escolar.
Articulação intersetorial
Para potencializar as ações, foi instituído ainda o Comitê Estadual Intersetorial Central de Busca Ativa Escolar, que envolve diversos órgãos para atuar de forma mobilizadora e incisiva nos casos registrados na plataforma digital do Unicef.
O comitê é composto por representantes das secretarias de Estado de Educação (SEE/MG), Justiça e Segurança Pública (Sejusp), Desenvolvimento Social (Sedese) e Saúde (SES), além de membros do Conselho Estadual de Educação (CEE), União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), Centro de Apoio Operacional às Promotorias de Justiça de Defesa da Educação (Caoeduc) e Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG).
Resultados
Somente em 2024, a Busca Ativa localizou 94 mil estudantes, que retornaram às salas de aula. Em 2023, aproximadamente 68 mil alunos também voltaram aos estudos. Esses números evidenciam a eficácia da iniciativa, que faz parte do Plano de Enfrentamento ao Abandono e à Evasão Escolar, criado pela SEE/MG em 2023, embora as ações sejam realizadas desde 2019.