CAC faz mais de 1,5 mil atendimentos

Com seis meses de funcionamento, Centro de Atendimento ao Cidadão realizou mais de 250 atendimentos por mês

CAC faz mais de 1,5 mil atendimentos
Foto: Divulgação


Os cidadãos itaunenses já têm a quem recorrer quando precisam fazer a cópia de um documento para conseguir atendimento na Farmácia Básica, por exemplo. Ou mesmo ao precisar de acesso à internet para a inscrição em um concurso público ou para garantir a vaga das crianças na escola. Esses e outros serviços, como emissão de certidões on-line, quitação eleitoral e antecedentes criminais, segunda via de contas, formulários e documentação para retirada de medicamentos na farmácia básica, cadastro e distribuição do cartão de girassol para pessoas portadoras de autismo e outras doenças ocultas, agendamento para emissão de RGs, emissão de carteira de pescador, auxílio na elaboração de currículos. Tudo isso e muitos outros serviços estão disponíveis no CAC – Centro de Atendimento ao Cidadão “Maria Emy de Souza”, que foi instalado no número 807 da Avenida Getúlio Vargas, em frente ao prédio da Câmara, pela atual direção do Legislativo. 

Nesse verdadeiro ponto de apoio aos itaunenses, em seis meses de funcionamento, já foram registrados mais de 1.500 atendimentos à população. Inaugurado no dia 2 de agosto de 2023, o CAC atende a dezenas de pessoas todos os dias, demonstrando assim a importância da disponibilização desse atendimento, especialmente para a população mais carente do município. Conforme a assessoria da Câmara, “o CAC opera em conjunto com a Escola do Legislativo ‘José Luiz Guimarães Filho’, que também foi inaugurada em 2 de agosto. A escola, destinada a oferecer cursos e capacitação aos servidores públicos, também está em pleno funcionamento”, adianta. 

Conforme a diretora do CAC, Juliana Monique, a criação do órgão “representa um grande avanço ao aproximar o cidadão do Poder Legislativo, fortalecendo assim a iniciativa pioneira da atual mesa diretora. Antes, a população tinha pouco contato direto com a Câmara, que não oferecia serviços específicos à comunidade. Existiam apenas pequenos atendimentos individuais nos gabinetes dos vereadores, sem a amplitude que o CAC trouxe”, enfatizou Juliana. 

Nesval Júnior, presidente do Legislativo e criador do serviço, afirma que “é muito gratificante ver nosso projeto se concretizando e beneficiando tanto os cidadãos de Itaúna. Este é um trabalho que tem obtido sucesso e que ainda tem muito a evoluir. Estamos em parceria com a Polícia Civil do Estado de Minas Gerais para que o CAC seja credenciado não apenas como local de agendamento para confecção de RGs (Identidades), mas também para realizar todo o processo de emissão desses documentos”. Com certeza, esta será mais uma conquista da população itaunense a partir da ação do Legislativo.