Caixa d’água no Alphaville com risco de queda

Na terça-feira, dia 28, a redação da FOLHA recebeu imagens de um comunicado da Prefeitura sobre a possibilidade de falta de água no Condomínio Residencial Alphaville, devido ao risco de queda da estrutura da caixa d’água do local. Moradores do condomínio também entraram em contato para falar do risco de queda da estrutura, inclusive enviando foto, e do receio dos moradores de uma ocorrência de maior gravidade.
Conforme informações repassadas à reportagem, no local existia um reservatório com capacidade inferior e foi colocada uma caixa com capacidade para 200 mil litros, conforme o comunicado da Prefeitura. O problema teria ocorrido porque o novo reservatório foi colocado sobre a estrutura construída para o reservatório antigo, com cerca de metade da capacidade. Com isso, a estrutura não resistiu e apresentou problemas na sua base.
Segundo ainda o comunicado, vizinhos à estrutura tiveram de sair de suas casas e o reservatório foi esvaziado, para que seja feito o trabalho de reparo da estrutura. Moradores cobram uma ação mais incisiva das autoridades, além de apenas realizar a obra para reforço da estrutura, que deve comportar o peso da caixa com capacidade maior.
“Alguém autorizou a colocação da estrutura mais pesada no local e deve ser chamada à responsabilidade”, disse um morador. “A Câmara deveria apurar as responsabilidades e cobrar judicialmente pelo ocorrido”, disse outro. E várias pessoas que souberam da situação apontaram a necessidade de se fazer uma vistoria nas obras recentes da administração passada, pois, na opinião dessas pessoas, “pode ter mais situações de risco na cidade, com outras obras realizadas sem a devida análise de riscos”. Por enquanto, a situação ficou apenas em torno do aviso divulgado e das ações de reforço que serão realizados na estrutura.