Caminhada pela Paz acontece neste domingo, dia 24

Proposta é que a população se una em favor de um movimento pacifista. Neste ano, já foram cometidos 11 assassinatos no município

Caminhada pela Paz acontece neste domingo, dia 24
Divulgação

No dia 21 de setembro, última quinta-feira, o mundo comemorou o Dia Internacional da Paz. Esta data foi instituída pela ONU – Organização das Nações Unidas e tem propósito, conforme o ex-secretário-geral da organização e Prêmio Nobel da Paz em 2001, Kofi Annan, de que as pessoas atuem para a efetivação da paz. E é neste sentido que a Casa Socialista “Irmã Benigna” convida a população itaunense para a Caminhada “Itaúna pela Paz!”. A concentração para a caminhada, será a partir das 8h30, na Praça Professora Vânia Marques (em frente ao refeitório da Sociedade São Vicente de Paulo, no bairro Morada Nova). A caminhada terá início às 9h, conforme os organizadores do evento.

Regina Glória e Mônica Regina, coordenadoras da caminhada afirmaram à reportagem da FOLHA que a população itaunense precisa se engajar na luta pela paz, lembrando que a cidade tem registrado índices alarmantes de violência, nos últimos anos. Em 2022, por exemplo, apontam, foram registrados 184 crimes violentos na cidade, o que dá a média de um registro a cada dois dias. Esses números colocam Itaúna à frente de cidades como Pará de Minas e Divinópolis, neste triste ranking.

De janeiro a julho deste ano, já foram registrados 11 homicídios no município, apenas um a menos do que no mesmo período de 2022. Outro número alarmante, também registrado nos primeiros sete meses do ano é o de estupro de vulnerável: 7, ou seja, um caso a cada mês. A Caminhada “Itaúna pela Paz” acontece com o intuito de que a população itaunense se movimente no sentido de contestar esses dados. Conforme Kofi Annan, “(a finalidade de se comemorar um Dia Internacional pela Paz) não é apenas para que as pessoas pensem na paz, mas sim que façam também algo em favor da paz”.

E lembra ainda a organização do evento que os atos de violência atingem, “principalmente bairros e pessoas marginalizadas pelo poder econômico e político, (que) recebem pouca ou nenhuma atenção de grande parte da população”. O trajeto da caminhada seguirá pelas ruas César Augusto de Faria, Vó Almira, Mozart Machado de Faria, Sinhô Mendes, Carlos José de Abreu Diniz, Dilma Fonseca Mendes, Zé Manga e o final da caminhada será na sede da Casa Socialista Irmã Benigna, localizada na Rua Alípio Gomes, 266. E lembram ainda que, “ao final do trajeto, será oferecido um café comunitário na Casa Socialista, que há dois anos promove atividades culturais e educacionais gratuitas para a comunidade”. 

Participe, movimente-se pela paz em Itaúna. Domingo, 24 de setembro, participe da Caminhada “Itaúna pela Paz”! Concentração na Praça em frente ao refeitório da Sociedade São Vicente de Paulo, no Bairro Morada Nova, a partir das 8h30, e caminhada com início previsto para as 9 horas.