Campanha nacional começa na segunda-feira, dia 7

A partir da segunda-feira, dia 7 de abril, já estará disponível nos postos de saúde a vacina contra a gripe influenza. Neste ano, o Ministério da Saúde (MS) inova, incluindo a vacina contra a Gripe no Plano Nacional de Imunização - PNI de forma permanente, terminando, assim, com o prazo máximo de busca pelas doses nas unidades de saúde. Assim, os públicos prioritários – crianças de 6 meses a menores de 6 anos, gestantes, puérperas, idosos a partir de 60 anos, povos indígenas, quilombolas, pessoas com doenças crônicas, trabalhadores da saúde, professores e outros profissionais essenciais – terão a vacina disponível durante todo o ano. Mas é importante vacinar agora, para evitar o período de frio, que é quando a doença age com mais intensidade.
Conforme o MS, Minas Gerais recebeu 640 mil doses da vacina, que já teriam sido distribuídas às regionais, segundo a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG). A vacina de 2025 protegerá contra as cepas H1N1, H3N2 e B e poderá ser administrada junto a outras vacinas do Calendário Nacional de Imunização. O Dia D de Imunização está agendado para acontecer em todo o País, no dia 10 de maio, o segundo sábado do próximo mês. Mas não é preciso aguardar até lá para receber a sua dose.
A expectativa da SES-MG é de que 90% do público-alvo seja imunizado em 2025, o que dá um universo de 9,4 milhões de pessoas. A primeira remessa que chegou a Minas vai cobrir praticamente 7% deste público. Outras remessas devem chegar ao estado ao longo dos próximos meses, até atingir o total necessário de doses. “A imunização é um ato de cuidado individual e coletivo. Ao nos vacinarmos, evitamos complicações, óbitos e aliviamos a pressão sobre hospitais e unidades de saúde. Então reforçamos desde já a importância da adesão à vacinação e convocamos a população a procurar uma unidade básica de saúde para se vacinar”, afirmou o secretário de Estado de Saúde, Fábio Baccheretti, ao anunciar o início da vacinação.