CARNAVAL 2023 - Blocos têm pets, sertanejo e muito axé na avenida

Variedade de opções para os foliões é o que define o desfile neste carnaval

CARNAVAL 2023 - Blocos têm pets, sertanejo e muito axé na avenida
Na sexta-feira, 17, a estrutura estava recebendo os retoques finais. A passarela por onde os blocos vão desfilar no sentido Jove Soares já estava pronta


Opções não vão faltar para os foliões que desejam brincar o carnaval em Itaúna. Se você gosta de fantasia, se tem abadá de blocos, se quer curtir o momento de alegria com o seu pet, desfilar nos embalos dos sucessos sertanejos ou pular igual pipoca nos embalos do axé, é aqui que você vai encontrar o seu espaço, no Carnavaliza 2023 de Itaúna. As opções são variadas, e o que não vale é ficar parado. E também tem opção para quem não vai para o circuito oficial do Boulevard Lado Sul, pois a Banda Esplendor e Glória está aberta a receber o folião raiz, aquele que curte o carnaval como antigamente. Lembrando que a Esplendor e Glória tem encontro marcado com os foliões nos dias 18, sábado, e 20, terça-feira, na Praça da Matriz de Itaúna, a partir das 9 horas. 

Como já é tradicional, o dia começa com o Café de Carnaval da Esplendor e Glória e, às 17 horas, acontece o desfile, ao contrário, no entorno da Praça. Neste ano o tema da banda é uma homenagem ao seu fundador, Tadeu Nolasco, o General da Banda: “Viva o General!”. Serão montadas duas tendas próximo à fonte luminosa, no centro da praça, e colocadas mesas, cadeiras, barracas de bebidas e tira-gostos, além de banheiros químicos e muita animação com a Banda Barril de Chopp, que vai entoar as tradicionais marchinhas carnavalescas, com certeza. E para quem vai para o circuito oficial do Boulevard, os três principais blocos de Itaúna deram uma prévia à reportagem da FOLHA do que acontecerá na avenida.

Pet também vai poder desfilar com o “Deu no Que Deu”

Com quase a totalidade dos 700 abadás comercializados até a quarta-feira, 15, pela manhã, quando falou à reportagem, o dirigente do Bloco Deu o Que Deu, Manel Ribeiro Junior, o Manel da Zinha, trouxe a novidade para o Carnavaliza 2023: “Quem quiser levar o seu cãozinho para desfilar com o bloco, será um prazer para nós!”. Isso mesmo, com o tema “O Bloco das Estrelas é também um Bloco Bom pra Cachorro”, o Deu no Que Deu tem um projeto de, neste ano, doar parte do valor arrecadado com o carnaval para a AIDA, entidade que cuida de animais abandonados na cidade.

Além de curtir o carnaval com o seu pet, o folião também vai poder ajudar à entidade a cuidar dos animais abandonados no município. É a alegria filantrópica sendo implantada pelo Bloco das Estrelas, como o Deu no Que Deu é conhecido. Na bateria, 90 ritmistas vão executar as músicas que embalarão o desfile do bloco no sábado, 18, e na segunda, 20 de fevereiro, sempre a partir das 19h30. Além dos 700 abadás comercializados neste ano, vão poder desfilar todos os foliões que assim desejarem, com abadás de anos anteriores ou mesmo sem o abadá.

Som sertanejo virou moda no carnaval de Itaúna

Há seis anos que o Sertanejeiros imprime o ritmo country no carnaval itaunense. E não será diferente neste ano de 2023, quando o desfile dos blocos volta à avenida, depois de dois anos impedido pela pandemia do coronavírus. O presidente do bloco, Arilson Freitas, falou à reportagem sobre as expectativas para o Carnavaliza 2023, quando o Sertanejeiros desfila no domingo, 19, e na terça-feira, 21, sempre a partir das 18h30, na Avenida no Boulevard Lago Sul, onde está instalado o circuito oficial. 

Foram produzidos 400 abadás, que já estavam praticamente esgotados na quarta-feira, 15, como informou Arilson. A Banda Sobalanço vai imprimir na avenida o som do bloco, que espera contar com uma multidão, como acontece todos os anos, acompanhando a festa que o Sertanejeiros promove na avenida. “Nós estamos crescendo a cada ano e a expectativa é de que o desfile neste ano, depois da interrupção da pandemia, seja maior ainda que o do ano 2020”, disse Arilson que assumiu a presidência do bloco após ser um dos fundadores, junto ao Léo da Rádio, que atualmente é vereador na Câmara de Itaúna.

Allfaces espera cerca de 2 mil pessoas acompanhando o bloco

Riccardo Guimarães, dirigente do Allfaces e um dos fundadores do bloco, informou à reportagem da FOLHA que espera “umas duas mil pessoas acompanhando o trio elétrico, com a Daisy e Banda. Vai ser muito axé na avenida”, garantiu ele. O desfile do Allfaces está marcado para hoje, sábado, 18, e segunda-feira, 20, com concentração a partir das 18 horas e o desfile começando às 18h30. “Vamos sair de frente ao palco, na Avenida Boulevard, e seguir em direção à nova sede da Prefeitura”, explicou.

O Allfaces é dos mais tradicionais blocos carnavalescos de Itaúna e desfila puxado por um trio elétrico, tendo a cantora Daisy Carvalho ditando o ritmo dos muitos sucessos, em especial da música baiana, na avenida. Foram confeccionados 400 abadás, conforme informou Ricardo à reportagem. “Muita gente vai usar abadás de anos anteriores e também teremos a adesão de quem não tem abadá, mas tem animação para seguir o bloco pela avenida”, lembrou, reafirmando que neste ano não é obrigatório o uso de abadás do bloco para participar do desfile. “Vamos fazer uma festa linda”, garantiu ele.