Carnaval de Itaúna indefinido
Orçamento é o principal problema. Retorno à Jove Soares ainda não está descartado
A cerca de 45 dias da festa, o carnaval de 2025 em Itaúna segue indefinido, tendo a falta de recursos orçamentários como o maior problema. Conforme apurou a reportagem, se no ano passado a pasta da Cultura teve mais de quatro milhões de verba para a área de eventos, neste ano o valor do orçamento aprovado no ano passado não chega a dois milhões. E essa verba é para todos os eventos do ano, incluindo o carnaval, Reinado, aniversário da cidade e outros. Ainda conforme as apurações, o custo estimado somente para o carnaval deve consumir toda a verba.
Assim, a localização e a estrutura do carnaval de 2025 em Itaúna seguem indefinidos. A proposta da atual administração é retornar com a festa para a Avenida Jove Soares, o que dá um caráter mais popular ao evento. Inclusive, existem estudos para que a festa aconteça no trecho entre a Praça José Flávio de Carvalho e a Praça Celi, em lugar do antigo local, próximo do Espaço Cultural, como acontecia anteriormente. Porém o custo da segurança necessária para a festa nesses locais se apresenta como maior entrave.
A FOLHA apurou, ainda, que o local chegou a ser definido na semana passada, porém alguns empecilhos fizeram com que o novo estudo tivesse de ser realizado. Uma das propostas que teria sido apresentada, inclusive, seria o reforço do carnaval nos bairros, com os blocos que se apresentam na Avenida fazendo a festa, em rodízio, com um deles apresentando em um bairro, porém essa ideia dificilmente deverá prosseguir.
O que parece mais fácil de ser acertado é o apoio da Prefeitura, em estrutura, ao carnaval da Banda Esplendor e Glória, na Praça da Matriz, no sábado e na segunda-feira de carnaval, dias primeiro e 3 de março. Seriam instalados banheiros químicos de apoio, reforço na segurança e espaço kids para os pequenos foliões. E também aconteceria no local o desfile dos blocos infantis, reforçando a formação de futuros foliões e carnavalescos.
Reuniões agendadas
Nos próximos dias, conforme fontes da Secretaria de Cultura, muitas reuniões internas estão agendadas. Em paralelo, estão sendo ouvidos carnavalescos, foliões e os dirigentes de blocos, para se chegar a um consenso. O secretário Marcinho Hakuna, ainda conforme as informa- ções, tem mantido contatos diários com vários setores que estarão envolvidos na organização do evento, para acertar detalhes o mais rápido possível, para que os detalhes da festa sejam repassados à população.
Encontro na área da segurança
Na segunda-feira, 13, o comando da 9ª Cia. PM Ind., responsável pelo policiamento na cidade, informou participação em reunião para tratar do carnaval 2025. Conforme as explicações da assessoria da PM, no encontro foram tratadas questões da área de segurança, o que seria necessário estar disponível, estratégias que devem ser observadas e outras medidas. Participaram do encontro, além da PM, representantes do Corpo de Bombeiros de Itaúna e da Secretaria de Cultura, liderados pelo secretário Marcinho Hakuna.