CEMIG informa que clientes podem ter descontos de até 65%

Lei beneficia quem se inclui na Tarifa Social de Energia Elétrica, que alcança cerca de 2 milhões de famílias de baixa renda em Minas Gerais

CEMIG informa que clientes podem ter descontos de até 65%
Foto: Reprodução/PMI


Quem está cadastrado em programas sociais do Governo Federal, como o CadÚ-nico e/ou Benefício de Prestação Continuada – BPC, tem direito ao benefício da Tarifa Social de Energia Elétrica (TSEE), que dá descontos na conta de luz de até 65%. Conforme a divulgação da concessionária, Cemig, “desde janeiro de 2022, com a regulamentação da Lei 14.203/2021, as famílias inscritas no Cadastro Único do Governo Federal (CadÚnico) que têm direito ao benefício da TSEE, quan-do identificadas pela distribuidora, são automaticamente cadastradas, sem a necessidade de solicitação pelo cliente”. A Prefeitura de Itaúna fez divulgação convocando as famílias a fazerem o cadastramento para que possam ter direito ao benefício. 

O gerente da Cemig, Eron Lopes, alerta que, “como a informação de quem tem direito ou não ao benefício chega até a Cemig por meio dos dados do Cadastro Único, se essa informação estiver desatualizada junto ao Governo Federal, pode gerar o cancelamento do benefício”. E, para que não percam a oportunidade, des-taca que é importante “manter os cadastros atualizados junto à União e à distri-buidora para garantir a inclusão automática no benefício. Essa verificação é im-portante, pois a Cemig estima que cerca de 722 mil famílias de baixa renda pode-riam ser contempladas pela iniciativa, mas podem não aproveitar o benefício por falta de cadastro. E destaca que “o desconto apenas ocorre para a parcela do consumo mensal de até 220 kWh. Acima desse valor, o cliente paga a tarifa con-vencional vigente para os kWh excedentes”.