CERIMÔNIA DE POSSE - Vereadores, prefeito e vice serão empossados no dia primeiro

CERIMÔNIA DE POSSE - Vereadores, prefeito e vice  serão empossados no dia primeiro
Foto: Arquivo/FOLHA

Está marcada para ter início às 17 horas, no Teatro da Universidade de Itaúna, a cerimônia de posse dos eleitos no dia 6 de outubro, para o mandato que vai de 1º de janeiro de 2025 até o dia 31 de dezembro de 2028. Serão empossados 17 vereadores, o prefeito e o vice-prefeito eleitos. A cerimônia tem início com a posse do Legislativo, que, em seguida, dará posse ao prefeito e ao vice-prefeito. 

A cerimônia começa com a posse dos 17 vereadores eleitos: Antônio de Miranda (Tõezinho), Carol Faria, Da Lua, Guilherme Rocha, Kaio Guimarães, Márcia Cristina, Wenderson da Usina, Dalminho Assis, Beto do Bandinho, Tidinho, Gustavo Dornas, Rosse Andrade, Alexandre Campos, Léo da Rádio, Lacimar (Três), Giordane Alberto e Israel Lúcio. Aqui eles foram relacionados pela ordem de votação e com os nomes pelos quais são mais conhecidos. Na posse serão organizados por ordem alfabética e chamados pelos nomes próprios. Após o juramento de posse, é dada posse aos eleitos. 

Em seguida, é feita a eleição da Mesa Diretora, em reunião que é presidida pelo edil mais velho, no caso, o vereador Da Lua, que já completou 60 anos em novembro passado. Os outros dois edis mais velhos são Rosse Andrade e Beto do Bandinho, ambos com 59 anos, sendo que Rosse completará 60 ainda em janeiro, e Beto somente em outubro. Em seguida, é dada posse ao prefeito e ao vice-prefeito, respectivamente, Gustavo Mitre e Hidelbrando Neto. 

Outro ato desta cerimônia é a transmissão do cargo, quando o prefeito que se despede fala sobre seu mandato, podendo ser apresentado um pequeno resumo de prestação de contas. A partir daí, são proferidos os discursos de posse. Após os discursos, é aberto espaço ao cumprimento aos empossados, que receberão os seus convidados logo após posarem para as fotografias do ato. 

Posse dos secretários 

Ainda não foi confirmado à imprensa os detalhes, porém a posse do secretariado deve ocorrer no dia seguinte, na sede da Prefeitura, em ato convocado pelo prefeito, já no exercício do mandato. Também nesse ato devem ser divulgadas as primeiras ações da administração municipal.