Cidadãos preferem indicações mais técnicas

Alguns nomes que circulam nas rodas de conversas da cidade não estão agradando ao eleitor itaunense

Cidadãos preferem indicações mais técnicas
Foto: Divulgação

Comentários sobre a formação da próxima equipe administrativa do município têm circulado nas rodas de conversa da cidade e alguns nomes já não agradam ao eleitor itaunense. Conforme o cidadão comum, “é preciso indicar pessoas com mais conhecimento técnico para dar solução aos problemas do que escolher políticos por afinidade partidária!” Assim querem enviar o recado ao prefeito eleito, Gustavo Mitre, sobre a formação de sua próxima equipe administrativa. A opinião geral é de que a população itaunense deu uma votação expressiva ao prefeito eleito justamente para que ele não esteja preso a questões políticas. Também existem muitos questionamentos em relação a nomes que vêm ocupando cargos nas administrações, independente de quem esteja no comando, muito pela pressão política que exercem. 

Conforme apurou a reportagem, que saiu as ruas na quinta-feira, 7, e ontem, 8, para ouvir aleatoriamente eleitores, citando alguns nomes que estão circulando como “certos” para ocupar postos de comando na próxima equipe administrativa, que são os seguintes: Nilzon Borges, para o SAAE; Rodrigo Guimarães, para a Procuradoria; Otacília Barbosa, para a Ouvidoria; Faiçal Filho, para Esportes; Márcio Gonçalves Pinto, o Marcinho Hakuna, para a Cultura; Renato Bechelane, para Administração - todos esses que já ocuparam cargos de secretários em administrações anteriores. Também circulam os nomes de Alan Rodrigo da Silva, que já foi secretário de Saúde em Divinópolis; José Marcus Júnior, ex-secretário em Mateus Leme; Pastor José Márcio, ex-secretário em Mateus Leme. Outros nomes têm sido apontados, como o de Gustavo Capanema para a Regulação Urbana e Naiara Bessa Santos para a Finanças. 

Também existem informações de que o vice-governador e o ex-deputado Fabiano Tolentino estariam indicando nomes para a equipe. Todos esses nomes são indicações políticas e isso está incomodando a população de uma forma geral. Até agora, a notícia de bastidores que está agradando seria a de que vai ser criada a Secretaria de Segurança (ou nome parecido), que englobaria o setor de trânsito e a Guarda Municipal, que será finalmente implantada, e que o nome indicado seria o de um militar itaunense que estaria passando à reserva após excelentes trabalhos na PMMG. 

Menos política e mais conhecimento técnico 

Conforme os comentários a que a reportagem teve acesso nos últimos dias, os problemas de Itaúna não serão resolvidos sem conhecimento técnico. O excesso de ações políticas sem nenhum conhecimento técnico nas áreas é que tem ampliado os problemas da cidade, na opinião das pessoas. E a grande votação alcançada pelo prefeito eleito lhe dá a oportunidade de não ficar preso a acordos políticos em detrimento das necessidades da população. “Afinal, quatro anos passam rápido...”, lembrou um desses cidadãos ouvidos pela reportagem, ao comentar a falta de conhecimento de alguns políticos sobre as reais necessidades das pessoas.