CINEMA - APEI- Mostra em homenagem ao diretor Guto Aeraphe

CINEMA - APEI- Mostra em homenagem ao diretor Guto Aeraphe
Foto: Divulgação/APEI


A APEI – Associação dos Profissionais de Eventos de Itaúna promove, no próximo dia 19, quarta-feira, uma mostra de cinema em comemoração ao Dia do Cinema Nacional. E o destaque são as obras do diretor, autor e cineasta itaunense Guto Aeraphe. Os ingressos para o evento deverão ser trocados por doação de alimentos não perecíveis ou agasalhos, na portaria do Teatro Sílvio de Matos, local da mostra, que tem início previsto para as 19 horas. A arrecadação será doada a entidades beneficentes de Itaúna. 

O dia 19 de junho, conforme destaca o vice-presidente da APEI, Leonardo Corradi, “marca a data da primeira filmagem realizada no Brasil, em 1898, pelo cinegrafista italiano Afonso Segreto. Ele registrou imagens da Baía de Guanabara ao chegar ao Brasil”. E destaca ainda que a data “é uma oportunidade para celebrar e refletir sobre a rica história e a diversidade do cinema brasileiro”. 

E Itaúna conta com um excelente representante desta arte, que é o Guto Aeraphe, homenageado na ocasião com a apresentação de seus trabalhos. Guto iniciou sua carreira no audiovisual em 1997, como apresentador do programa Caderno B, na TVI de Pará de Minas. É graduado em Comunicação Social, com pós-graduação em Criação e Produção em Mídia Eletrônica pela UNI-BH. Ele fundou a produtora CMK Filmes, através da qual dirigiu e editou dezenas de comerciais, programas de tevê, documentários, filmes e séries. 

O trabalho de Guto Aeraphe tem representado Itaúna e o Brasil em inúmeros festivais internacionais. Além de cineasta, Guto Aeraphe é professor de Fotografia, Produção Audiovisual e Linguagem Cinematográfica, autor de dois livros sobre roteiros e produção audiovisual e membro conselheiro da Academia Brasileira De Cinema e Artes Visuais. 

Na mostra serão exibidos os filmes “Heróis”, que é um drama narrando a história de três soldados brasileiros que se perdem em meio a uma batalha nas montanhas da Itália, durante a Segunda Guerra Mundial e precisam lutar por suas vidas. O segundo filme é “Cidade do Sol”, outro drama que tem a guerra como destaque, quando uma jornalista norte-americana é enviada ao Haiti para cobrir a missão de paz da ONU e acaba se envolvendo em um golpe de Estado. 

A terceira exibição é com o suspense “A Gangue dos Palhaços”, que conta a história de um homem que busca desvendar a verdade sobre o que aconteceu com a sua família após uma série de assassinatos brutais realizados por palhaços. Em seguida, a apresentação é do filme policial “Segunda Pele”, que apresenta um sargento da PMMG, que precisa confrontar seus traumas do passado ao investigar um assalto a banco. E, finalmente, a comédia “Uma Selfie no Jantar”, que narra a história de dois irmãos que vivem isolados do mundo e são surpreendidos pela visita de uma terceira irmã e seu marido, o que gera situações cômicas e constrangedoras. 

A mostra é realizada pela APEI em parceria com a CMH Filmes e apoio da Prefeitura de Itaúna. O local é o Teatro Sílvio de Matos, no dia 19, quarta-feira, a partir das 19h. A entrada deve ser trocada por doação de alimentos não perecíveis ou agasalhos.