Convenções afunilam disputa

Itaúna deve ter somente três candidatos a prefeito, Hidelbrando Neto deve ser o vice de Mitre. Mulheres somente como candidatas a uma vaga na Câmara

Convenções afunilam disputa
Foto: Arquivo FOLHA


O prazo para os partidos políticos realizarem as convenções que apontarão os candidatos a prefeito e a vereadores para as eleições de outubro termina na segunda-feira, dia 5. Depois os partidos têm prazo para fazer o registro das candidaturas até o dia 15 de agosto. Já a partir do dia 16 de agosto, os candidatos poderão pedir votos e distribuir material de campanha. Começará, efetivamente, a campanha eleitoral, que vai até o dia 5 de outubro, véspera do pleito. O PSDB de Itaúna foi o primeiro partido a realizar a sua convenção. Neste final de semana, pelas divulgações nas redes sociais, devem acontecer a maioria delas. 

O grupo ligado a Gustavo Mitre tem este sábado, dia 3, como data principal. O PL também marcou a sua convenção para a mesma data. Nem todos os partidos precisam publicar edital das convenções no Cartório Eleitoral e o processo de realização das convenções atende ao que define as regras internas do partido. Com isso, ainda é muito difícil saber quem são realmente os candidatos.

No caso das candidaturas para prefeito, os nomes ficam mais expostos e em Itaúna tudo caminha para apenas três disputantes: Gustavo Mitre (Republicanos), Maurício Nazaré (PSD) e Wandick Pincer (PV). O último partido a indicar um candidato a prefeito a fazer convenção deve ser o PV, que marcou a sua para este domingo, dia 4, na federação com o PT.

Hidelbrando Neto deve ser o vice de Gustavo Mitre

Os nomes dos candidatos a prefeito, que no início chegavam a 8, 9, devem mesmo ficar em três postulantes, como informamos. A questão dos vices ainda continua uma incógnita, pelo menos para o candidato Maurício Nazaré. Quanto ao candidato Gustavo Mitre, ontem à tarde, circulou a notícia de que o PL já teria decidido pela indicação do nome de Hidelbrando Neto para compor como vice com o pré-candidato.

Maurício Nazaré, conforme comentários no meio político, mesmo após a convenção partidária, está ainda atrás de um vice “pra chamar de seu”. Vários nomes têm surgido e sumido rapidamente. Da Lua (PSDB), Bolivar, Alexandre Campos, Renilton Pacheco e Edno Oliveira (os últimos quatro do MDB) foram nomes especulados no decorrer da semana, porém sem quaisquer sinais de que realmente tenham sido procurados. Entre todos os nomes, o de Edno Oliveira é o mais comentado.

Já com o pessoal mais ligado à “esquerda”, Wandick deve ser o candidato da federação formada por PT e PV e ainda está sendo buscado um nome para vice. À reportagem chegaram informações de que “pode ser uma mulher” e algumas pessoas falam até na vereadora Edênia, já que o PSOL, que já realizou a sua convenção, firmou apoio a essa chapa. Os políticos estão ficando sem tempo e os nomes devem surgir nos próximos dias. Já em relação à vereança, com cerca de 180 a 200 nomes, será preciso esperar a confirmação os registros das candidaturas.