Copam aprova licenças ambientais para a instalação do gasoduto
Obras podem ser vistas ao longo das margens da MG-050 na região até Divinópolis

Com previsão de conclusão das obras de instalação da Linha Tronco em julho deste ano, quem trafega pela MG-050 pode avistar a instalação do gasoduto, que vai levar o produto até a cidade de Divinópolis, passando por Juatuba, Mateus Leme, Itaúna e Carmo do Cajuru. E nesta semana o empreendimento concluiu mais uma etapa, com a aprovação das licenças ambientais para sua implantação, aprovadas pelo Conselho Estadual de Política Ambiental - COPAM. A aprovação do licenciamento ambiental dos gasodutos metálicos das Linhas Laterais de Betim, Itaúna e Divinópolis ocorreu por unanimidade.
A reunião que concluiu com a aprovação do licenciamento aconteceu no dia 29 de janeiro e teve participação de órgãos como a Companhia de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais (Codemig), a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sede), a Secretaria de Estado de Infraestrutura e Mobilidade (Seinfra), e o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Minas Gerais (CREA). “Estamos muito felizes com este resultado pois valida nosso compromisso com o meio ambiente. A proteção do meio ambiente está no DNA de nossa empresa. Sempre trabalhamos para minimizar qualquer impacto no meio ambiente, adotando medidas mitigadoras eficazes e atentos às demandas da sociedade”, afirmou Carlos Camargo de Colón, presidente da Gasmig, ao falar sobre a aprovação das licenças.
O projeto
Conforme a assessoria da Gasmig, a empresa “vai emitir as autorizações de início de serviços para que as obras de implantação de gasodutos sejam iniciadas nos municípios alcançados pelo gasoduto”. Conforme adiantado, a previsão de conclusão das obras da Linha Tronco é julho de 2025, e o término das obras das linhas laterais tem conclusão prevista para o segundo semestre de 2026.
O Projeto Centro-Oeste prevê a ampliação do sistema de distribuição de gás natural (SDGN) da Gasmig em cerca de 300 km. Ao todo, serão investidos aproximadamente R$ 800 milhões. A nova rede vai passar por Sarzedo, São Joaquim de Bicas, Igarapé, Juatuba, Mateus Leme e Itaúna, até chegar a Divinópolis.
Informa ainda a assessoria da Gasmig que “já foram iniciadas as obras da Linha Lateral Igarapé-São Joaquim de Bicas, com construção de cerca 4,3km. As redes de PEAD nos municípios de Sarzedo e Juatuba, também já tiveram seu início, totalizando 7km de rede construídas”.