DESTAQUE - Documentário retrata história da Usina de Sonhos
“Não vamos salvar o mundo, mas vamos dar os meios!”, Bel Abreu
Foram muitos os sonhos realizados, são muitos os iniciados e serão muitos que ainda virão. A Bel de Abreu foi imensamente feliz ao denominar o seu projeto de Usina de Sonhos, pois é ali que nascem e se realizam diversas histórias de vida. E é para contar um pouco do que é esse projeto, ao longo dos 26 anos de existência, que se completam neste 2024, que foi produzido o documentário “Sonhos que fabricam realidades”.
Com quase 20 minutos de duração, o filme documentário de Beto Eric conta um pouco da história do projeto Usina de Sonhos, idealizado pela Bel de Abreu e que há quase três décadas vem tornando realidade sonhos de muitos itaunenses. O filme será exibido na mostra que acontece no próximo dia 8, no Teatro “Sílvio de Matos”, em Itaúna. A produção é da 96 Filmes, com direção de Júlia Bretas. Atua na assistência de direção e edição Matheus Tarabal. A sonorização e revisão geral é de Pedro Bôscoli. A Agência Viss atua na legenda, divulgação e publicidade do filme.
Beto Eric é o responsável também pela audiodescrição, tendo a Júlia Bretas também como assistente de câmera. A produção é de Meio Kilo; e a tradução em Libras ficou por conta da Mari Moura. No filme, vários depoimentos de personalidades do meio cultural itaunense, como Levy Vargas, Guilherme Guimarães, Isadora Vilela, dentre outros. Ao final da produção, Kamila Andrade define o futuro do projeto: “Muitas batalhas (virão) e ela não vai desanimar, pois sua luta é para construir o futuro”. Uma emocionada Bel de Abreu afirma, para concluir, que: “Não vamos salvar o mundo, mas vamos dar (oferecer) os meios!”. Vale a pena assistir esse documentário.