É preciso profissionalismo e prudência ao informar

Mensagens alarmistas nas redes sociais podem gerar pânico desnecessário na população

É preciso profissionalismo  e prudência ao informar

Em relação à várias mensagens postadas nas redes sociais e encaminhadas em grupos de aplicativos digitais, é preciso que se tenha prudência e um mínimo de profissionalismo ao repassar informações, alertam especialistas. Principalmente quando se trata de lideranças que estejam repassando as informações. O alerta é de que é necessário, sim, atuar em situações de necessidade. Essa é a obrigação das lideranças.

Porém esta atuação não pode trilhar os caminhos do alarmismo, pois assim acaba por criar pânico e ampliar um problema que, muitas vezes, nem existe. A ação de lideranças é muito importante para momentos de crise, porém essa ação não pode ser acompanhada de achismos, de sensacionalismo barato para angariar atenção, apontam os críticos. Até porque, quando se fizer realmente necessário que informações de alarme sejam repassadas, as pessoas podem não acreditar e isso pode causar tragédias. 

A informação, apontam especialistas, precisa ser repassada com um mínimo de profissionalismo e respeito para obter credibilidade. Informar para atrair “curtidas”, engajamento, em tempo de redes sociais, pode acabar em problemas sérios e não deve ser essa a proposta de pessoas que se colocam em posição de liderança.