EDITAIS DA LEI ALDIR BLANC - Cidadão denuncia falta de acesso a site de inscrição

Douglas de Morais apresentou denúncia ao Ministério Público, que foi acolhida, conforme comprovação enviada à reportagem

EDITAIS DA LEI ALDIR BLANC - Cidadão denuncia falta de acesso a site de inscrição
Foto: Proposta do Projeto

O cidadão Douglas Marcelo de Morais, conhecido como “Douglas do Padrinho”, em Itaúna, está produzindo um trabalho cultural abordando a passagem da artista Yara Tupinambá, pelo município. Conforme sua produção cultural, a artista passou sua infância na cidade, residindo na “Casa do Engenheiro”, um casarão localizado ao lado do Museu Municipal “Francisco Manoel Franco”. Em sua vinda à redação, na quinta-feira, dia 3, à tarde, o produtor cultural apresentou trechos do trabalho, que seria um postal cultural, muito bem elaborado, diga-se.

Porém, conforme o reclamante, ele não consegue inscrever o seu projeto conforme determinação do edital referente à categoria. Isso, porque o site próprio para se realizar a inscrição, não lhe deu acesso. Douglas afirmou que a ferramenta digital SisGed, onde a inscrição deve ser realizada, não funciona conforme o prometido.

Para tentar acessar o site, informa que procurou a Secretaria de Cultura, sendo atendido pelo funcionário do setor, de nome Leonardo Corradi, que lhe passou o contato do responsável pela empresa, de nome Gustavo. Este, ao ser questionado, informou que a versão do programa que ele, Douglas acessava, estava desatualizado e informou como proceder para a atualização. O problema é que, feito isto, continuou sem conseguir efetuar a inscrição.

Também teria entrado em contato com Geovane Wagner de Oliveira, da empresa Mark Soluções, responsável pelo site de inscrição para o acesso aos benefícios da Lei Aldir Blanc em Itaúna. E segundo Douglas, não teve solução alguma. Por este motivo, ele foi ao Ministério Público denunciar o problema. Lá, Douglas foi atendido na 1ª Promotoria do Patrimônio Público, que acatou a denúncia e vai apurar o que está ocorrendo. Assim, mais uma vez o processo de acesso dos artistas e agentes culturais de Itaúna, aos recursos da Lei Aldir Blanc, pode ser paralisado.

 O outro lado

Em contato com o secretário de Cultura, Márcio Gonçalves, o Hakuna, ele disse que tem buscado dar total transparência ao processo e que e que está aberto a questionamentos dos interessados. Também disse que toda a ajuda possível a quem deseja participar do processo, foi e está sendo oferecida, para que todos os artistas e agentes culturais do município tenham acesso aos recursos. Finalizou afirmando que está à disposição dos interessados para tratar da questão e, mais uma vez, lamentou que possam estar ocorrendo problemas e se colocou à disposição para que os entraves possam ser solucionados.