Empresários mineiros preveem crescimento nas vendas
Dados da Fecomércio MG apontam que 58,4% apostam no crescimento para o primeiro semestre de 2025
Se os analistas da mídia nacional apontam crise na economia nacional, pesquisa realizada pelo Núcleo de Inteligência e Pesquisa da Fecomércio-MG indica que os empresários mineiros estão otimistas em relação às vendas no primeiro semestre. Estudo realizado entre os dias 2 e 9 de janeiro, com 421 empresas de todas as regiões do estado, apontou que 55,1% dos entrevistados indicaram que as expectativas para o segundo semestre de 2024 foram alcançadas. Já 42,8% disseram que não conseguiram alcançar o projetado.
Com isso, 58,4% apostam que vão alcançar as expectativas de venda no primeiro semestre de 2025, que na opinião dos empresários será melhor do que o segundo semestre do ano passado. Conforme o estudo, “os motivos para essa expectativa positiva, estão sustentados em esperança/otimismo, aquecimento do comércio e ações da loja. A pesquisa também mostra expectativa de estabilidade no comércio e de melhora nas vendas durante o ano de 2025 para 43,2% dos empresários ouvidos”.
Já dentre os empresários que não compartilham do otimismo, “os motivos citados para o primeiro semestre deste ano ser pior do que o segundo do ano passado estão no: preço alto dos produtos, momento político e endividamento do consumidor”, conforme a divulgação da Fecomércio-MG. E complementa que, “quando se compara o desempenho do segundo semestre de 2024 com mesmo período de 2023, o volume de vendas aumentou para 34,0% das empresas, sendo que o incremento foi de 20% para 31,5% dela no período”.
Em relação às datas comemorativas, o estudo apontou que, “no primeiro semestre de 2023, o do ano passado é de melhor resultado na opinião 31,9% dos empresários. Para 17,7% os resultados serão iguais. Entre as datas comemorativas do primeiro semestre que possuem impacto positivo, o Dia das Mães aparece com maior percentual entre as empresas (64,3%). Em seguida aparecem o carnaval (36,1%) e o Dia dos Namorados (25,6%)”.
A economista da Fecomércio-MG, Fernanda Gonçalves, afirmou que o estudo da entidade apresenta um cenário empresarial com perspectivas positivas para o 1º semestre em 2025. “A pesquisa revelou que 58,4% dos empresários estão otimistas quanto à melhoria nas vendas. Esse aumento no otimismo é em parte decorrente da confiança nas estratégias comerciais, que utilizam métodos de comunicação que superam limites físicos e geográficos. Isso permite que os setores de comércio, serviços e turismo impulsionem suas vendas, fidelizem clientes e evidenciem seus diferenciais no mercado, tanto em relação aos produtos quanto ao atendimento”.
A economista explica ainda que, apesar dos desafios econômicos e políticos enfrentados pelos empresários, datas comemorativas que despertam emoções na população, como o Dia das Mães, o Dia dos Namorados e o tradicional carnaval, juntamente com melhores condições de pagamento, vão impactar positivamente os setores de varejo, comércio, serviços e turismo. Ainda de acordo com a pesquisa, as modalidades de pagamento que serão mais utilizadas no primeiro semestre do ano são: cartão de crédito parcelado, com 47,3% das indicações, seguido de pix (19,2%) e cartão de crédito, parcela única (14,3%). (Com informações da Fecomércio-MG)