Empresas da região devem contar com produto em breve

Programação da Gasmig é de que fornecimento de gás seja iniciado no segundo semestre deste ano

Empresas da região devem contar com produto em breve
Foto: Divulgação/FIEMG

Em reunião realizada na sede da Gasmig em Belo Horizonte, com a presença do presidente da FIEMG Regional Centro-Oeste, Eduardo Soares, na manhã da quarta-feira, dia 19, foi informado que o gás industrial já estará presente na região no segundo semestre deste ano. Junto com Eduardo Soares, participaram do encontro a gerente de energia da FIEMG, Tânia Santos, e a coordenadora Aline Neves. Conforme garantiram o diretor de Relações Institucionais da GASMIG, Alessandro Marques, e o diretor Técnico, Rodrigo Pazzini, o ramal que leva o gás de Betim a Divinópolis já estará em funcionamento em agosto.

Quem trafega pela MG-050, no trecho entre Itaúna e Divinópolis, pode observar que até mesmo no período noturno existem máquinas e homens trabalhando na instalação do tronco central do gasoduto. Conforme o cronograma apresentado, cerca de 110 km de obras da Linha Tronco, que é o gasoduto principal, responsável por levar o gás de Betim a Divinópolis, se encontram na fase final de testes e instalação de equipamentos.

Conforme o gerente do Projeto Centro-Oeste, Adil Vitório dos Santos Filho, paralelamente, outros cinco contratos estão atuando nas linhas laterais, que atenderão aos municípios de Divinópolis, Itaúna, Mateus Leme, Juatuba, Sarzedo, São Joaquim de Bicas e Igarapé. “Então nós temos hoje 7 frentes diferentes de obras dentro do projeto, duas trabalhando na Linha Tronco e 5 empresas trabalhando dentro de cada uma das cidades que serão atendidas. Trabalhamos com gasificações intermediárias para que possa ir fazendo atendimento dos primeiros clientes que assinaram contrato com a Gasmig”, explicou.

No trevo de Itaúna, no contorno de acesso à MG-050, o tráfego tem sido coordenado em sistema pare e siga, devido a obras naquele local, apurou a reportagem. Em outros pontos também têm sido registrada presença de homens e máquinas trabalhando para a complementação das obras do gasoduto. Para o presidente da FIEMG Regional Centro-Oeste, os benefícios do gás natural incluem eficiência energética, redução de emissões, economia e aumento da competitividade para o setor produtivo. “A chegada do gasoduto para nossa região é um pleito antigo da FIEMG e vê-lo se tornar realidade nos dá a certeza de um avanço muito grande. Trata-se de um combustível eficiente, econômico, menos poluente e que representará um propulsor do desenvolvimento da nossa região”, disse Eduardo Soares. Interessados em utilizar o gás natural podem entrar em contato com a GASMIG, para serem contemplados no cronograma de contratos de atendimento. A partir da infraestrutura instalada, a expectativa é que, ao longo dos anos, haja um crescimento a partir da demanda apresentada. (Com informações da FIEMG Centro-Oeste – Hilda Castro)