Ensino Público - Resultado do Cadastro Escolar 2023 já está disponível
Oferta de vagas remanescentes será aberta em 24 de janeiro

Estudantes, pais ou responsáveis que se inscreveram no Cadastro Escolar 2023, realizado entre os dias 9 de novembro e 30 de novembro, já podem acessar o resultado do processo.
A lista com os nomes aprovados foi divulgada pelo site do Sistema Único de Cadastro e Encaminhamento para a Matrícula (Sucem) e pode ser acessada em https://cadastroescolar.educacao.mg.gov.br.
O Cadastro Escolar tem como objetivo garantir o ingresso em escolas da rede pública de Minas Gerais, conforme orientações fornecidas durante o cadastro e a proposta foi permitir que os inscritos possam estudar perto da residência informada.
Os critérios para a seleção das vagas está disponível em https://www2.educacao.mg.gov.br/images/documentos/4775-22-r%20-%20Republica%C3%A7%C3%A3o%20-%20Public.%2025-10-22.pdf.
Como acessar?
Conforme explicado pela Secretaria de Educação (SEE-MG), para saber a escola à qual foi encaminhado para matrícula, o interessado deve informar o número de inscrição e data de nascimento do candidato inscrito no sistema.
Caso o estudante ou responsável tenha perdido o número de inscrição, pode resgatá-lo no próprio site do cadastro, basta clicar em “esqueci meu número de inscrição”, informar nome completo, tipo de ensino, data de nascimento e nome do pai ou mãe.
Confirmação da matrícula
Após verificar o resultado do processo, o estudante deve procurar a escola estadual indicada no cadastro para confirmar a matrícula.
De acordo com o cronograma, na rede estadual, a confirmação de matrícula será entre os dias 20 de dezembro a 13 de janeiro.
Já na rede municipal, segue o calendário da secretaria municipal de educação do município.
Quem não tem acesso à internet, deve procurar a Secretaria Municipal de Educação para consultar a unidade de ensino que foi encaminhada para efetivar a matrícula escolar.
“É importante que o estudante ou responsável se atente ao período para confirmar a matrícula que vai garantir a vaga na rede estadual de ensino ou na rede municipal. Além disso, verifique os documentos, como comprovante de residência e de escolaridade, que são primordiais para a confirmação da matrícula na escola indicada que dará acesso à etapa de ensino ao qual o candidato se inscreveu”, explicou a superintendente de Organização Escolar e Informações Educacionais da SEE-MG, Simone Emerick.
Perdeu o prazo?
Para quem perdeu o prazo do cadastro escolar deste ano, a Secretaria vai abrir uma oferta de vagas remanescentes, a partir do dia 24 de janeiro.
As inscrições poderão ser realizadas pelo sistema do Sucem até 10/2/2023. A inscrição é para uma vaga, portanto, a família não escolhe a escola.
As famílias que não têm acesso à internet poderão procurar uma escola da rede estadual ou da rede municipal para se inscrever e concorrer a uma das vagas remanescentes. Mais informações podem ser consultadas no site do Sucem.