Estado premia municípios por vacinar próximo da meta

Números mostram que quase 60% dos 853 municípios mineiros não se aproximaram de cumprir a meta de vacinação

Estado premia municípios  por vacinar próximo da meta
Foto: Fábio Marchetto/Agência Minas

Por iniciativa da parceria do Governo de Minas com o MPMG – Ministério Público de Minas Gerais, 356 municípios mineiros foram premiados com o Selo Bora Vacinar por terem alcançado a meta de vacinação estabelecida pelo Ministério da Saúde (MS), ou mesmo que tenham se aproximado dela. O MS, por meio do Programa Nacional de Imunizações – PNI, colocou como meta a porcentagem de 90% de imunização para os públicos elegíveis para se vacinar com a BCG e rotavírus. Para as demais vacinas a meta de alcance é de 95% de imunização. São disponibilizadas as seguintes vacinas: BCG, Rotavírus Humano, Pneumocócica, Meningo C, Pentavalente (DTP/HepB/ Hib), Poliomielite VIP, Febre Amarela, Pneumo10 (1° Reforço), Meningo C (1° Reforço), Tríplice viral - D2, Poliomielite VOP, DTP (1°Reforço), Varicela e Hepatite A infantil. 

O Selo Bora Vacinar é destinado a premiar na categoria Ouro, para municípios que atingem a meta (ou se aproximam dela) nas 14 vacinas listadas. Já o selo na categoria Prata é entregue para os municípios que conseguem atingir a meta – ou se aproximarem dela – na imunização com 10 a treze vacinas das listadas. Neste ano, os 356 municípios agraciados cm o Selo Bora Vacinar, foram 122 na categoria Ouro e 234 na categoria Prata. Conforme o levantamento, em relação ao ano de 2022, teve um aumento da ordem de 25% em relação aos municípios premiados, que passou de 286 para 356. 

Porém, mesmo assim, existe muito espaço para melhorar, conforme apontam os técnicos. Dos 853 municípios mineiros, menos da metade alcançou, ou se aproximou da meta. Foram 356 municípios, o que representa 41,73%. Com isso, 58,27% dos municípios, ou seja, 497 deles, não conseguiram alcançar a meta, ou se aproximar disso, nem em dez das 14 vacinas que são ofertadas à população. 

Na região Centro-Oeste de Minas, nem um município alcançou a premiação do Selo Ouro. Apenas 15 obtiveram a premiação no Selo Prata. Estes municípios que alcançaram a meta ou se aproximaram dela, em pelo menos 10 e, no máximo 13, das 14 vacinas listadas foram: Araújos, Bambuí, Campo Belo, Cana Verde, Carmo da Mata, Carmo do Cajuru, Cláudio, Conceição do Pará, Estrela do Indaiá, Iguatama, Pains, Passa Tempo, Pedra do Indaiá, Piracema e São Sebastião do Oeste.