Estudo da Febraban aponta otimismo para o Brasil
Pesquisa realizada pelo IPESP aponta que 75% dos brasileiros apostam em ano melhor em 2025
As expectativas para o próximo ano são otimistas, conforme pesquisa divulgada pela Febraban – Federação Brasileira de Bancos, que encomendou o estudo ao IPESP – Instituto de Pesquisas Sociais, Políticas e Econômicas. Conforme o documento da entidade, Radar Febraban, 75% dos entrevistados responderam positivamente, índice um ponto acima do que foi levantado em referência ao ano de 2024.
Porém 68% das pessoas ouvidas afirmou que acredita que a inflação e o custo de vida vão aumentar em 2025. O estudo foi divulgado em matéria publicada pelo jornal Diário do Comércio, na quinta-feira, dia 26. Ainda conforme o estudo, “80% dos brasileiros avaliam que em 2024 sua vida pessoal e familiar melhorou (46%) ou ficou igual (34%)”.
As áreas mais bem avaliadas foram as de ‘emprego e renda’, escolhida por 23% dos respondentes. Logo após vieram as áreas de saúde (9%) e educação (7%). “De um lado, o período que se encerra teve um viés positivo para as pessoas e as famílias, com a alta do emprego, mas também foi influenciado negativamente pela seca, queimadas e pelo noticiário de alta da Selic, dos juros e da inflação”, disse Antônio Lavareda, presidente do Conselho Científico do IPESP, conforme matéria do ‘Diário do Comércio’.
O estudo foi realizado entre os dias 5 e 9 de dezembro, quando duas mil pessoas foram ouvidas, nas cinco regiões brasileiras. Ainda conforme a divulgação, “o resultado completo pode ser acessado no site da Febraban”. (Com informações do Estadão Conteúdo)