“Eta Brasil véio...”

“Eta Brasil véio...”
José Simonini Filho

Aqui estou novamente, com meus artigos bissextos para descarregar minha indignação! Observar a política no Brasil de hoje é uma imensa perda de tempo e insuperável canseira. O país acelera a cada dia sua marcha para o passado, passado esse, também nebuloso, pois nossa história não é nada invejável. De qualquer maneira, essa situação me incomoda bastante, razão pela qual tento manifestar por “essas mal traçadas” minha inquietação. 

Então vamos lá:

01 – Tentarei tecer breves comentários a partir do ponto culminante da frustrada tentativa do golpe em 8 de janeiro de 2023. O chamado “Golpe Tabajara”, propiciado pela nossa notória classe média e apoiada pelos militares, polícia militar e políticos pré-históricos.

Como é do conhecimento geral, quebraram a cara e temos hoje mais de 1.400 patriotas presos e indiciados, além de mais de 200 já condenados. É interessante notar que os heróis da raça se auto acusavam ao fazer selfies pelo celular nas participações do evento. Pensavam que estavam participando de um acontecimento histórico e queriam exibir para o Brasil e ao mundo seu patriótico orgulho. Um bando de covardes, ignorantes e analfabetos políticos, que agora estão choramingando por uma anistia impossível. Não tiveram a coragem de assumir a responsabilidade sobre seus atos, e alegam que aquilo era “liberdade de expressão”. Acreditaram em falácias idiotas e agora pagam o preço pelo seu primitivismo civilizatório.

02 – Militares: parece que os ditos defensores da pátria se acomodaram. O general Tomás Paiva já manifestou sua posição legalista, fato importante na nossa história, descartando o costume intervencionista dos militares na política. Vamos ver se aprenderam alguma coisa. De qualquer maneira, continuam com o espírito corporativo do ilustre general, ao defender veementemente o general Gustavo Henrique Dutra, comandante do Forte Apache do Planalto, um notório protetor dos golpistas acampados em frente ao seu quartel. Vamos aguardar os acontecimentos.

03 – Elon Musk: o bilionário gangster resolveu se meter na política brasileira, especialmente com Alexandre de Morais em suas ações contra o descalabro que são as redes sociais com suas mentiras e ações antidemocráticas. Como vimos “quebrou a cara”. Ele não tinha ideia com quem estava mexendo, e de um leão nervoso, passou a miar como um gatinho castrado. Teve que se enquadrar com humilhação. Não brinquem com Xandão! Os patriotas bolsonaristas o apoiaram, mas ficaram a ver navios, demonstrando assim, o seu “patriotismo”.

04 – Eleições: neste Brasil contraditório, o que funciona bem é o Jogo do Bicho, o Comando Vermelho e a Justiça Eleitoral. Nosso TSE é primoroso em sua ação, e as eleições transcorreram sem incidentes, tranquilas e democráticas. O fato importante e esperado era a vitória do Centrão. Lula e Bolsonaro decepcionaram. Para o número de seus adeptos tiveram um resultado pífio. Notem que Lula está perdendo sua força no Nordeste.

A novidade no pedaço foi a aparição de um tal Pablo Marçal em São Paulo. Sempre achei que se a política estava ruim, no Brasil ela sempre poderia piorar! Bolsonaro, como um defunto político, fatalmente perderia sua liderança em favor de alguma outra porcaria, como Malafaia, por exemplo. Mas qual, o brasileiro politicamente é muito pior do que eu achava. Apareceu o tal Marçal empolgando o eleitorado. O homem parece um bandido, tem a voz de bandido, gestos de bandido e pensamento de bandido. Sua folha corrida foi exposta aos cântaros e mesmo assim teve quase 30% dos votos no primeiro turno. Para nossa “não surpresa” teve a maior votação nos bairros chiques de São Paulo. Nossa elite não negou fogo. Ela não está nem aí para os nossos reais problemas e continua alegremente nadando em seus privilégios, ignorando solenemente a desgraçada maioria dos brasileiros que carregam esse país nas costas para mantê-los eternamente em berço esplêndido. A História os julgará, mas e daí? Até lá estaremos todos mortos.

05 – Anistia: um deputado bolsonarista confidenciou a um amigo que, todos estão cansados de saber que a anistia é impossível, a menos que fechem o STF. Grande ilusão. Estão batendo nessa tecla para manter a agitação política e Bolsonaro não sair do foco. Acontece que se a Justiça funcionar, ele irá para na cadeia pelos seus crimes. Numa entrevista recente, Bolsonaro disse que se não for anistiado deixará a política e o Brasil. Acredita quem quiser nessa piada. Um cara primitivo como Bolsonaro, com milhares de seguidores fanáticos, abandonar a política onde “lavou a égua” seria um bom passo para melhorar o Brasil. 

06 – Ainda eleições: em Itaúna, o Mitre ganhou com expressiva votação. Grande prova de confiança. Vamos ver se melhora. Em BH, parece que os bolsonaristas vão se ferrar. Qualquer um seria melhor que aquele rapazote bolsonarista, falastrão e sem consistência. Avante, Fuad!

07 – Notas internacionais: lá vou eu dar palpites nos acontecimentos internacionais.

A) Guerras: o carniceiro Putin terá que usar a bomba atômica para ganhar a guerra. Autocrata pretensioso, achava que ia vencer a Ucrânia em um mês. Se ferrou.

B) Continua a carnificina de Israel em Gaza, agora se expandindo para o Líbano. Os judeus, que sofreram com o Holocausto, devem uma explicação ao mundo por manterem no poder e apoiar o carniceiro Netanyahu. Estão jogando sua História no lixo. A que ponto chegou o ser humano!