Festa de Santa’Ana começa com novena

Chave pix e lista de doações já foram divulgadas nas redes sociais para a realização da festa

Festa de Santa’Ana começa com novena
Foto: Reprodução/Instagram/paroquiasantanaitaunamg


No dia 26 de julho, os itaunenses comemoraram o Dia de Sant’Ana em homenagem à mãe de Nossa Senhora. Na data, que é feriado em Itaúna, também se comemora o Dia dos Avós, em alusão ao fato de Sant’Ana ser a avó de Jesus Cristo. E a Paróquia de Sant’Ana de Itaúna, que tem a santa como a padroeira, realiza a festa em sua homenagem, com barraquinhas, comemorações e uma programação religiosa extensa. O início da programação religiosa é na próxima quarta-feira, dia 17, quando terá início a Novena de Sant’Ana, com recitação do novenário, sempre a partir das 19h, na Matriz de Sant’Ana, na Praça Dr. Augusto Gonçalves. Em seguida, serão celebradas as missas e acontecem as barraquinhas. Também estão programados shows, porém a programação artística ainda não foi divulgada, assim como a programação do dia 26 de julho. Acompanhe a FOLHA e as redes sociais da Paróquia de Sant’Ana de Itaúna para informações. 

Para a realização das barraquinhas, a Paróquia está arrecadando doações junto aos fiéis, que podem ser entregues na Secretaria da Paróquia, ou nas igrejas, em locais destinados a estas coletas. Estão sendo aguardadas doações de feijão, óleo, farinhas de milho e mandioca, milho de canjica, açúcar, amendoim, batata palha, molho de tomate e milho verde, principalmente. Também podem ser deitas doações em dinheiro, pela chave pix paroq26santana@yahoo.com.br, conforme divulgado nas postagens da Paróquia. Mais informações podem ser obtidas diretamente na Secretaria da Paróquia, que fica na Praça Dr. Augusto Gonçalves, 344, Centro. O telefone da Paróquia é 37-3242-3641. 

Sant’Ana e São Joaquim 

Conta a história de Sant’Ana e seu marido, São Joaquim, que, “quando se casaram, Joaquim e Ana não tiveram filhos durante vinte anos. Naquela época, para os judeus, não ter descendentes era sinal da falta de bênção de Deus. Certo dia, ao levar suas ofertas ao Templo, Joaquim foi repreendido por um homem pelo fato de não ter filhos. Por essa razão, ele não tinha o direito de apresentar as ofertas. Joaquim ficou transtornado com as palavras do homem e decidiu retirar-se para o deserto. Durante quarenta dias e quarenta noites, ele suplicou a Deus, entre lágrimas e jejuns, que lhe desse descendentes. Ana também passou dias em oração, pedindo a Deus a graça da maternidade. 

Deus ouviu as preces; e um anjo apareceu a eles, separadamente, avisando que iriam se tornar pais. Nasceu Maria” (texto reproduzido do link https://santo.cancaonova.com/ santo/sao-joaquim-e-santana -avos-de-jesus/).