Festa levou multidão ao Alto do Rosário

A programação aconteceu entre os dias 1º e 17 de agosto, com destaque para o dia 15, data oficial da festa mais tradicional do município

Festa levou multidão ao Alto do Rosário
Foto: Divulgação/PMI


Desde as primeiras horas da quinta-feira, dia 15 de agosto, podia ser notado o movimento em torno das comunidades congadeiras e as primeiras atividades para a festa no Alto do Rosário em Itaúna. Durante todo o dia, uma multidão subiu ao Alto do Rosário para participar da festa do Reinado de Nossa Senhora do Rosário, que data de mais de dois séculos, com registros pelo menos a partir de 1750, conforme dados do tombamento da festa como patrimônio histórico imaterial do Município de Itaúna, em lei sancionada no ano de 2015. 

Ao Alto do Rosário subiram pessoas que foram “pagar promessas”, assistir à apresentação das guardas de congado, fazer suas orações ou simplesmente participar da festa. Durante todo o dia, as guardas de congado se apresentaram no entorno das duas capelas existentes no lugar onde o arraial teve início. Também nos locais denominados “quarteis” dessas guardas a movimentação foi intensa. Mas a festa não aconteceu somente no dia 15. Foram, ao todo, 17 dias de festejos, iniciados no dia 1º de agosto e se estendendo até o dia 17, quando aconteceu a cerimônia de descida das bandeiras. Mais uma vez, um sucesso de público, de participação e de organização. A parte religiosa da festa foi comandada pela Paróquia de Sant’Ana, e os festejos pela comunidade dos congadeiros.

Rei e Rainha Congo agradecem o apoio

Dilermando e Maria Ana enviaram carta à redação, destacando o apoio recebido e a religiosidade da festa

Destacando o apoio recebido e a participação da comunidade na festa, o Rei Congo, Dilermando Oliveira, e a Rainha Congo, Maria Ana, enviaram carta à redação da FOLHA, em agradecimento aos apoios e à participação de toda a comunidade na festa, antecipando que esperam contar com o mesmo suporte em 2025. Veja a íntegra da mensagem:

“Agradecimentos,

Em nome da Rainha Conga, Maria Ana, e do Rei Congo, Dilermando, agradecemos com o coração muito grato, a passagem das guardas da cidade e de municípios vizinhos em nossa residência. Foi com muita alegria, respeito e paz, que finalizamos em 17 de agosto deste ano as festividades em honra a Nossa Senhora do Rosário.

Agradecemos aos visitantes, convidados e aos que chegaram de mansinho para vivenciarem este momento conosco. Aos vizinhos, aos amigos, conhecidos e toda família, que não mediram esforços em nos auxiliar na preparação da festa, captando doações, enfeitando ou preparando as refeições. Agradecemos as doações, as orações recebidas e a presença de todos que se uniram a nós para, em conjunto, elevar a cultura e tradição de uma festa tão rica em nossa cidade.

Foram dias de muita oração, devoção, promessas pagas e bênçãos recebidas. Nesta festa, se louva Nossa Senhora do Rosário, São Benedito e Santa Efigênia, lembrando da proteção que esses santos deram aos escravos negros. Congado é uma manifestação pertencente ao catolicismo popular, de caráter “afro”, encontrado nas mais diversas localidades e está centrado na devoção a Nossa Senhora do Rosário e santos do universo cristão. 

Assim fizemos, louvamos e pedimos proteção para todos nós, hoje e sempre! Que Nossa Senhora do Rosário abençoe todos os congadeiros para a conservação e divulgação desta manifestação cultural tão linda! Pedimos a Ela que derrame muita saúde sobre nós e que, em 2025, possamos nos reunir novamente.

Um abraço fraterno,

 Rei e Rainha Conga”.