FESTIVAL INTERNACIONAL- O FestCine Itaúna é em Pernambuco, mas você pode participar

FESTIVAL INTERNACIONAL- O FestCine Itaúna é em Pernambuco,  mas você pode participar
Foto: Divulgação/Daniele Leite




No Estado de Pernambuco tem a cidade de Caruaru, tradicional pela sua feira e por muitos eventos culturais. E um deles acontece tendo a Vila Itaúna, naquela cidade, como palco. É o FestCine Itaúna, que chega à sua quinta edição neste ano e está com as inscrições abertas. O FestCine acontece entre os dias 23 e 28 de julho e as inscrições podem ser feitas até o dia 30 de junho.

A participação é distribuída em várias categorias, conforme a organização do evento. As mostras competitivas são denominadas em público participante, sendo a “Itaúna”, voltada para curtas-metragens produzidos por estudantes brasileiros do ensino fundamental ou médio, de escolas públicas ou privadas. A categoria “Cururuá” é voltada para os curtas produzidos por estudantes brasileiros de faculdades, universidades ou participantes de cursos, workshops e oficinas.

Já a categoria “Anu-Preto”, abriga os concorrentes com os curtas-metragens nacionais ou internacionais. A categoria “Mocó” abriga os concorrentes com os longas-metragens nacionais ou internacionais e, finalmente temos ainda a categoria “Cutia”, que é reservada para videoclipes nacionais ou internacionais. 

Conforme a organização, “durante uma semana, o evento exibirá, na praça principal do povoado, uma variedade de curtas-metragens, videoclipes e longas-metragens, tanto nacionais quanto internacionais, além de oferecer uma programação cultural diversificada. Desde sua primeira edição, o FestCine Itaúna conta com um Júri Jovem, formado por jovens das zonas rural e urbana de Caruaru, além dos Prêmios da Crítica e do Júri Oficial”.

Como Participar

As inscrições devem ser realizadas exclusivamente pelo link no perfil do Instagram do FestCine Itaúna. Serão aceitos curtas-metragens com até 20 minutos de duração, videoclipes com até 20 minutos e longas-metragens com duração mínima de 60 minutos. Os filmes inscritos concorrerão ao “Troféu Cururu de Ouro”, uma escultura criada pelo Mestre Horácio Rodrigues do Alto do Moura.