FISCALIZAÇÃO - DER-MG amplia número de balanças nas estradas mineiras
Mais quatro postos de pesagem passam a funcionar 24 horas por dia em estradas estaduais. Em Itatiaiuçu serviço ainda não será retomado
![FISCALIZAÇÃO - DER-MG amplia número de balanças nas estradas mineiras](https://www.folhapovoitauna.com.br/uploads/images/202302/image_750x_63e69a525e255.jpg)
O DER-MG – Departamento de Edificação e Estradas de Rodagem de Minas Gerais informou à imprensa que reiniciou, em caráter educativo, a pesagem de cargas em estradas do estado, anunciando que, a partir de 14 de fevereiro, mais quatro praças estarão atuando 24 horas por dia. Conforme a divulgação do órgão, “as balanças, que vão funcionar 24 horas por dia, ficam no km 56,6 da MG-170, em Arcos, e no km 5,8 da MG-439, em Córrego Fundo, na região Oeste do estado. Na região Central de Minas, os equipamentos estão em operação no km 136 da MG-164, em Bom Despacho, e no km 14,5 da MG-420, em Pompéu”.
Ainda segundo a divulgação, os postos de pesagem atuam para ampliar as condições de segurança e de conservação das estradas. Quando o veículo transita com excesso de peso, por exemplo, ele pode danificar sistemas de segurança, como os freios e ainda causa danos no asfalto, provocando o surgimento de desníveis, buracos e outros danos. Assim a atuação dos postos de pesagem serve também para ampliar as condições de segurança nas estradas.
Na MG-431, balança está paralisada há muito tempo
Um posto de pesagem funcionava na MG-431, trecho que liga Itaúna a Itatiaiuçu. Porém ele foi desativado e não voltou mais a funcionar. O resultado é que o asfalto neste trecho está em péssimas condições, dado o grande número de caminhões e carretas que trafegam na região. Porém, conforme o anúncio do DER-MG, este posto de pesagem ainda não deve ser reativado.