Governo lança edital para ações no Cetras Divinópolis

Governo lança edital para ações no Cetras Divinópolis

O Instituto Estadual de Florestas – IEF, órgão do Governo do Estado, lançou dois editais para fomentar investimentos de cerca de R$ 3 milhões em melhorias no Centro de Triagem e Reabilitação de Animais Silvestres - Cetras localizado em Divinópolis. A proposta é direcionada a investimentos em reforço de mão de obra, aquisição de insumos, manutenção das estruturas e atendimento médico veterinário aos animais silvestres. Os editais propõem a realização de parceria com Organização da Sociedade Civil de Interesse Público - Oscip, com a geração dos investimentos.

Conforme a divulgação da assessoria do Governo de Minas, “os Cetras são estruturas autorizadas a receber, identificar, marcar, triar, avaliar, recuperar, reabilitar e destinar animais silvestres e exóticos provenientes das ações de fiscalização do estado, seja pela entrega voluntária de particulares ou pelo recolhimento, no ambiente rural e urbano, quando em situação de risco ou feridos”.

E, para manter e otimizar as atividades executadas atualmente, “o IEF optou por utilizar parcerias com o terceiro setor para situações estratégicas. No caso da unidade de Divinópolis, o edital visa a otimização dos procedimentos relativos à contratação de mão de obra e aquisição de insumos, manutenção das estruturas, atendimento médico veterinário adequado para melhor eficiência da política pública de reabilitação e soltura de animais silvestres”, adiantou a informação.

Somando os dois editais, deverão ser investidos R$ 2.909.608,24 para apoio às atividades e na manutenção do Cetras Divinópolis ao longo de dois anos. Assim, o IEF busca promover mais agilidade no atendimento aos animais silvestres respeitando as particularidades de cada Cetras de acordo com a região na qual está inserido. “A parceria entre o IEF e Oscips é essencial para a operação do Cetras Divinópolis. Essa colaboração representa um esforço conjunto entre o poder público e a sociedade civil organizada para promover a conservação da fauna silvestre e assegurar o cumprimento das normas ambientais”, afirmou o diretor-geral do IEF, Breno Lasmar. 

A previsão é que o Termo de Parceria seja celebrado no dia 5/5. O Governo de Minas mantém unidades de Cetras nas cidades de Belo Horizonte, Juiz de Fora, Montes Claros, Divinópolis e Patos de Minas, sendo que, em relação aos três primeiros mencionados, há o compartilhamento da gestão com o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama). A gestão dos Cetras de Divinópolis e Patos de Minas cabe apenas ao IEF.