Gustavo Mitre mantém liderança com folga em mais uma pesquisa

Ex-deputado chega a 80,4% dos votos válidos, cinco vezes mais que a segunda colocada

Gustavo Mitre mantém liderança com folga em mais uma pesquisa
Divulgação
Gustavo Mitre mantém liderança com folga em mais uma pesquisa
Gustavo Mitre mantém liderança com folga em mais uma pesquisa
Gustavo Mitre mantém liderança com folga em mais uma pesquisa
Gustavo Mitre mantém liderança com folga em mais uma pesquisa


Em nova pesquisa realizada pelo Instituto SigDados e divulgada nesta semana, o pré-candidato a prefeito de Itaúna, ex-deputado estadual Gustavo Mitre, alcança o índice de 80,4% dos votos válidos (excluídos brancos e nulos). Nesta nova pesquisa, contratada pelo grupo Impactto de Comunicação, Gustavo Mitre (REPUBLICANOS) está muito à frente dos seus concorrentes na disputa pela prefeitura de Itaúna.

O ex-deputado estadual, alcançou 80,4% dos votos válidos. A pré-candidata do PL, Gláucia Santiago tem 15,6%; seguida de Maurício Nazaré (PSD) com 2,1%; e Jerry Adriane (PSOL) com 1,9%. A pesquisa está registrada no TSE sob o número MG-04210/2024. A amostra foi de 600 questionários aplicados entre os dias 8 e 9 de julho.

Frente mantida na pesquisa espontânea

No levantamento espontâneo, quando não são mencionados os nomes dos pré-candidatos, Gustavo Mitre (REPUBLICANOS) lidera com folga com 30,5%; Gláucia Santiago (PL) tem 2,3%; Maurício Nazaré (PSD) 0,8% e Jerry Adriane do PSOL 0,2. Brancos e nulos somam 10% e não sabe/não respondeu 53%.

Já no cenário estimulado, quando os nomes dos candidatos são citados, Mitre chega a 50,7%; Gláucia Santiago tem 9,8%; Maurício Nazaré tem 1,3% e Jerry Adriane 1,2%. Brancos e nulos são 16,8% e não sabe/não respondeu 20,2%.

Em um segundo cenário estimulado, com o nome de Pedro Paulo Pinto (SOLIDARIEDADE), Gustavo Mitre também lidera isolado com 59% das intenções de voto e Pedro Paulo e Maurício Nazaré (PSD) empatam com 2,8% cada um. Brancos e nulos são 17,3% e não sabe/não respondeu 18%.

Gustavo tem também a menor rejeição

A pesquisa também mediu a rejeição dos pré-candidatos. Quando perguntados em quem o eleitor não votaria de jeito nenhum, Gláucia Santiago (PL) tem 13,2%; Jerry Adriane do PSOL tem 10,5%; Pedro Paulo Pinto (SOLIDARIEDADE) 7,2% e Maurício Nazaré 4,7%. Gustavo Mitre, com o menor índice, tem 2,5%.

Rejeita todos são 15,2%, não rejeita nenhum 21,7% e não sabe/não respondeu 25,2%.

Metodologia

A pesquisa foi realizada de entre os dias 8 e 9 de julho com margem de erro de 4 pontos percentuais para mais ou para menos, com um nível de confiança de 95%. A metodologia utilizada foi quantitativa, com questionários aplicados em trabalho de campo de casa em casa, seguindo um plano amostral por bairros e ponderação quanto ao sexo, idade, grau de instrução e nível econômico dos entrevistados, alinhando-se aos parâmetros do IBGE (2022) e TSE junho/2024.

O estudo entrevistou 600 eleitores maiores de 16 anos que votam em Itaúna e está registrado no TSE sob o número MG-04210/2024.

*A soma pode ser diferente de 100% devido ao arredondamento das casas decimais.