Itaúna foi destaque com premiações em Brasília e em Minas Gerais

Na capital federal, o prefeito recebeu o Certificado de Mérito na área de Governança e Gestão Pública; e, em Belo Horizonte, o secretário de Esportes recebeu Menção Honrosa a Itaúna por boas práticas

Itaúna foi destaque com premiações em Brasília e em Minas Gerais
Foto: Divulgação/PMI




A administração de Itaúna, representada pelo prefeito Neider Moreira, em Brasília, e pelo secretário de esportes, Nelson Júnior, em Belo Horizonte, recebeu dois destaques nesta semana por sua atuação. Em Brasília, das mãos da ministra da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck, o prefeito Neider Moreira recebeu o Certificado de Mérito “em reconhecimento de melhor colocação na aplicação do instrumento de Melhoria da Governança e da Gestão - IMGG 100 Pontos”, conforme destacou divulgação da assessoria. 

A solenidade de entrega aconteceu na abertura do IX Fórum Nacional de Transferências e Parcerias da União. A Prefeitura de Itaúna recebeu a premiação na categoria “Administração Pública”. Este foi o segundo ano da promoção deste tipo de premiação, envolvendo órgãos e entidades do Poder Executivo Federal, Estadual, Distrital e Municipal, “que se destacaram, bem como os validadores externos que, por meio do trabalho voluntário, destacaram-se na quantidade de validações realizadas”, completa a divulgação. Além de Itaúna, outros quatro municípios foram agraciados, de acordo com o número de habitantes e a renda per capta: Santo Antônio do Monte/MG; Criciúma/SC; Campo Grande/ MS; e Amargosa/BA. 

Menção honrosa 

Já em Belo Horizonte, a AMM – Associação Mineira de Municípios entregou a Itaúna uma menção honrosa pelo fato de o município ter sido finalista da décima segunda edição do Prêmio Mineiro de Boas Práticas na Gestão Municipal. Itaúna participou desta edição com o Programa “Incentiva Itaúna” e, na quarta-feira, 5, o secretário de Esporte de Itaúna, Nelson Júnior, recebeu a homenagem. “Estar entre os 12 finalistas de 243 projetos enviados foi muito gratificante. Ver aonde chegamos, o que estamos construindo no esporte em Itaúna. Eu olho para trás e fico muito grato por tudo que conseguimos fazer e ainda estamos fazendo. O momento é de alegria mesmo, por chegar até aqui e ver o reconhecimento”, afirmou Nelson Júnior. 

Repercussão nas redes sociais 

Nas redes sociais, itaunenses questionaram os critérios que levaram a essas premiações. Conforme críticos, “a realidade é bem diferente, quando se vivencia o dia a dia de Itaúna e os muitos problemas criados pela atual administração municipal”. Até o início da tarde da quinta-feira, 6, na página do Instagram da Prefeitura, de 55 comentários na divulgação do prêmio recebido em Brasília, a grande maioria é de críticas. Alguns funcionários da Prefeitura, como a diretoria do trânsito, por exemplo, tentaram rebater os vários comentários negativos. 

Dentre os mais críticos, um deles aponta que “torneiras com água preta, ou sem água; esgoto caindo no rio; ônibus mais caro de Minas, que não funciona, não passa (no horário certo) e caindo aos pedaços; plantão de saúde (24H) sobrecarregado; convênio com a PM suspenso; criminalidade em alta; praças abandonadas e malcuidadas (Praça da Matriz?); (número de usuários de) drogas avançando; enchentes garantidas todos os anos... Parabéns por essa belíssima gestão, estamos impressionados!”. 

E tem ainda as pessoas que não queriam, mas que não conseguem ficar sem opinar: “Ai, ai, é pra rir ou chorar (?)... Meu Deus, ganhar prêmio, longe, só com papel escrito é fácil. Quero ver este povo vim ver o que realmente é Itaúna. Eu tento não comentar e não me envolver em polêmicas, mas tem hora que não dá”.