Já é Carnaval Os “esquentas” dos diversos Blocos relembram os bons tempos das décadas de 70, 80 e 90

Já é Carnaval Os “esquentas” dos diversos  Blocos relembram os bons tempos das décadas de 70, 80 e 90
Sérgio Tarefa

Faltando duas semanas para o início dos festejos do Momo o som dos surdos, tamborins reco-recos e agogôs já são ouvidos por toda a cidade, desde meados do mês de janeiro. São os “esquentas”, com apresentações e ensaios de diversos blocos se preparando para desfilar na Avenida Jove Soares, Praça da Matriz e em diversas ruas e praças dos bairros, relembrando os bons tempos das décadas de 70, 80 e 90, quando Itaúna era reconhecida por realizar um dos mais animados carnavais do Interior de Minas Gerais, tanto nos clubes União Operária Esporte Clube, Automóvel Clube, Flor do Momo, Clube da Fábrica, Grêmio de Santanense, Iate Clube e Tropical Tênis Clube, com seus famosos bailes de salão que varavam a madrugada, como os desfiles das Escolas de Samba Unidos da Ponte, Zulus, Pães, Castores, Império da Perdição e Estação 796 na Praça da Matriz e na Jove Soares. E os Blocos! Com os seus foliões se sacolejando pelas ruas, avenidas e praças, como os Farrapos da Lagoinha, d’Eu Sozinho do Regal, Miss Itaúna do Almir Cabeludo, Terríveis, Cuecões, Araruta, Pomba Rolla, Xavaca, Demorô de Santanense, Lobão, Caveira, Banda Suja, Sai da Reta, Já Xegô, Cara Pintada e dezenas de outros mais. Provavelmente o sucesso com a explosão do carnaval de rua dos blocos de Belo Horizonte, hoje considerado um dos cinco maiores carnavais de rua do Brasil, deve ter animado os foliões itaunenses... Tomara!!! 

A Secretária da Cultura está fazendo a sua parte, montando um Circuito Oficial para o desfile dos Blocos Unidos da Ponte, Deu no Que Deu, Sertanejeiros, Vem Que Vem e Allfaces na Avenida Jove Sores, no trecho compreendido entre a Praça do Zé Flávio e a rotatória, no sentido Boulevart Lago Sul, de sábado dia 01/03 à terça-feira dia 04/03. 

Fora do Circuito Oficial, também com o apoio da Secretaria da Cultura, teremos desfile de blocos na Praça da Matriz e em diversos bairros da cidade.

No dia 25/02, terça-feira, o “Bloco das Virgens” do Bairro Padre Eustáquio, após alguns anos de ausência, volta a desfilar na pracinha em frente ao Bar do Pinheirinho, comandado pelo maioral Rossi, um dos fundadores do bloco em 1991 junto com os amigos, Mirinho, Milton, Eduardo da Padaria, Wagner Cuador, Alvimar, Coruja, Miler, Murango e Piriá. E teremos também o “Bloco do Babalôôôôôô” de Santanense a partir das 19 horas na Praça Juvenal Pereira. Fundado em 1983 pelos maiorais Zeti, Pirinha e Nadinho, em 2025 o bloco está completando 42 anos de desfile e, como sempre, o ex-garotinho Babalôôôô, que deu nome ao bloco, hoje funcionário do Super Mercado Rena, abre o desfile.                                                                                                                                         No dia 27/02, quinta-feira, desfila o tradicional “Bloco Pau de Gaiola”, fundado em 1981 e hoje comandado pelos maiorais Delmar e Afonsinho. A concentração será no Bar do Edinho, próximo à Praça da Lagoinha a partir das 13 horas. Após, o Bloco segue até o Bar do Sandoval e depois vai para a Praça da Matriz ao som da Banda Barril de Chopp.

No dia 28/02, sexta-feira, a partir das 17 horas desfila pela sétima vez o Bloco “Boca de Sanfona” no Bairro Padre Eustáquio, comandado pelas maiorais Doca e Célia. A concentração será na pracinha em frente ao Bar do Pinheirinho.

No dia 1º de março, sábado de carnaval, desfila a “Banda Esplendor e Glória” com o tema: “É Picanha ou Abóbora?”. À concentração será na Praça da Matriz, ao lado da Banca do Toninho, a partir das 13 horas. Fundada em 1980 pelo saudoso Tadeu Nolasco, e hoje comandada pelo maioral Rodrigo Otávio Gonçalves Nogueira, a Sociedade Lítero Recreativa Banda Esplendor e Glória está completando em 2025, quarenta e cinco anos de desfile. 

No dia 03/03, segunda-feira, a Banda volta a desfilar no mesmo horário, sempre ao som da Banda Barril de Chopp e com sua bateria. No dia 02/03, domingo de carnaval, sob o comando dos maiorais Bolão e Tilinho, desfila o Bloco dos Zuluzinhos, com concentração a partir das 13 horas na Praça da Matriz ao lado da Banca do Toninho. Desfilam também o “Bloco Baita Trem” no Bairro Itaunense e o “Bloco da Pracinha” no Bairro Piedade.   

A Banda Esplendor e Glória, comandada pelo Rodrigo Otávio, tem como lema criar um tema de crítica a algo que correu no país nos últimos meses. Em uma das reuniões no Bar do Flavinho, o grupo que compõe a banda estava discutindo sobre o tema para o Carnaval de 2025, quando o Pelé exclamou: “Uai! Cadê a Picanha prometida?”. O Bolão complementou: “Picanha! O povo tá comendo é abóbora!” Daí surgiu o tema do carnaval de 2025. Uma sátira às promessas políticas: “É PICANHA OU ABÓBORA?”. 

Sob o comando do Mestre de Bateria Wilker e do Mestre da Ala de Tamborins Jeferson, o Bloco Unidos da Ponte vem para a Jove Soares homenageando o saudoso Braguinha, um dos fundadores da primeira Escola de Samba de Itaúna em 1962, junto com o Mário Coqueiro, Jair da Zirica, Cidico Bufão, Tita da Fiica, Dora da Ponte e Jair Negrão. Com uma afiada bateria comandada pelo Mestre Wilker, alas e passistas desfilam no domingo e na terça-feira de carnaval no Circuito Oficial da Jove Soares. O Presidente dos Unidos da Ponte, Vinícius, convida a todos para assistirem os ensaios do bloco que ocorrem na quadra do Bairro das Graças todas as terças e sextas-feiras a partir das 19:00 horas.

Criado em 2016 pelo músico Dinho Mourão, Paula Lima e Alexandre de Santanense, os Piratas do Bem-Fica desfilavam inicialmente na Praça Padre João Ferreira, no Bairro Cerqueira Lima e na Jove Soares. A partir de 2023 passaram a desfilar na Barragem do Benfica em um cortejo de dezenas de lanchas e Catamarãs. Em 2025 desfilarão na terça-feira de carnaval portando estandartes, fantasias, bateria e muita cerveja para animar os moradores dos condomínios em torno da Barragem.