Lançamento de livro, debate nas escolas e exposição

Lançamento de livro, debate nas escolas e exposição
Foto: Divulgação


A literatura itaunense tem ganhado destaque com o desenvolvimento das atividades da AILE – Academia Itaunense de Letras. Todos os meses, ocorrem vários eventos com a participação de autores locais, seja na questão da divulgação de novas obras, de reunião para debater a área, ou na apresentação de histórias e carreiras de escritores, sempre buscando a divulgação da arte literária. E com o lançamento do “Caderno Literário”, em parceria com esta FOLHA, o meio tem ganhado mais espaço para divulgação. A próxima edição do Caderno estará nas ruas nos próximos dias, assim que o mês de gosto chegar. 

E no dia 7, uma quarta-feira, das 18 às 21 horas, no Teatro Sílvio de Matos, mais um acadêmico lança sua obra aos itaunenses. Trata-se de Ilma Rodrigues, que fará a apresentação do seu livro “O Rio está morrendo”. A obra conta com ilustrações de Thiago Rodrigues e promete envolver o leitor da causa ambiental com muita criatividade.

Exposição e comemoração

Já o trabalho do escritor e professor Geraldo Phonteboa, foi destaque na exposição cultural em comemoração aos 30 anos da Escola Municipal “Celuta das Neves”. O evento contou com varal literário, apresentando produção dos alunos do educandário e a exposição dos trabalhos do professor Phonteboa, que apresentou aos alunos as suas várias obras já publicadas. Um destaque para o trabalho artesanal e alternativo que ele desenvolve na edição de algumas de suas obras, demonstrando que a publicação de um livro pode, sim, ocorrer a baixo custo, desde que exista a vontade e muito esforço pessoal.

Debate na escola

E foi realizado mais um bate-papo promovidos pelos acadêmicos da AILE, desta feita com a participação da professora e escritora Elina Dirce e do autor Cláudio Lysias, que é colaborador desta FOLHA. O encontro foi na Escola Municipal “Artur Contagem Vilaça”, no Bairro Cidade Nova, reunindo cerca de 50 alunos daquela escola para ouvir e questionar os acadêmicos. Os bate-papo nas escolas é uma ação desenvolvida pela Academia Itaunense de Letras, em parceria com a Secretaria de Educação de Itaúna, e está acontecendo nas escolas da área urbana, com programação para alcançar ainda as escolas da área rural.