Moradores compram material e fazem serviço de tapa-buracos
Um gesto de revolta, e ao mesmo tempo de ironia, de moradores da região das ruas Mateus Leme e Presidente Antônio Carlos, no Bairro Parque Jardim Santanense, foi registrado em vídeo e distribuído nas redes sociais no último final de semana. Vários homens, munidos de pás, picaretas e enxadas, assumiram a função do serviço público em suas horas de folga e colocaram as mãos na massa para tampar buracos na esquina das citadas ruas. Conforme reclamações dos moradores, os buracos surgiram, há cerca de 90 dias, após atuação do SAAE no local.
“O SAAE fez uma obra e deixou isso aqui. Já reclamamos várias vezes e ninguém veio arrumar, aí nós fazemos”, disse um dos trabalhadores que assumiu a tarefa com seus colegas. Outro, visivelmente contrariado, afirmava que “não pensamos em dinheiro, mas em bem-estar, por isso estamos fazendo o que eles (Prefeitura ou SAAE) deveriam fazer”. O grupo se reuniu, misturou o concreto e fez a operação tapa-buracos no local. Explicaram que “nós não temos asfalto, mas temos boa vontade”, e fizeram o serviço usando concreto preparado ali mesmo, no meio da rua.
O material foi adquirido pelos moradores que, incomodados com a situação em que se encontrava a rua, praticamente impedido a passagem de veículos, assumiram a tarefa. O trabalho foi realizado no sistema de mutirão, com um senhor, de nome João, de 69 anos de idade, participando do trabalho. Os comentários nas redes sociais foram muitos e os mais variados. Um detalhe que não escapou foi “a quantidade de asfalto que estão colocando nas ruas da cidade” e a falta de manutenção das vias que já estavam pavimentadas. Com muitas críticas ao SAAE, que quebra o asfalto em suas ações de correção de vazamentos, como foi o caso no local, segundo críticas, “e deixa os buracos para a população tampar”.