Musical “Nhoque” ao vivo e de graça para os itaunenses

O Grupo Armatrux ainda fará apresentações na Escola Estadual e uma oficina de teatro

Musical “Nhoque” ao vivo e de graça para os itaunenses
Foto: Divulgação/Guto Muniz


Encantamento, magia, interação, envolvimento... e muito mais é o que será oferecido aos itaunenses com a apresentação de um espetáculo gratuito do Grupo Armatrux, e também aos alunos da Escola Estadual de Itaúna, que poderão assistir ao espetáculo, além de participar de uma oficina de teatro. Tudo isso no projeto que é patrocinado pela empresa “Herculano Mineração”, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, e realização do Ministério da Cultura e do Governo Federal – união e reconstrução. 

O espetáculo aberto ao público, o musical “Nhoque”, com acesso gratuito, será apresentado na Praça Celi (ao lado da pista de skate, na Jove Soares), no dia 6 de setembro, sexta-feira, a partir das 20 horas. O espetáculo, “Um musical de atores e bonecos”, como informam os organizadores, tem a direção de Paula Manata e trilha sonora original de John Ulhoa e Richard Neves (Pato Fu). 

No palco, “atores, uma banda de bonecos, projeções, dança, e muita música, com sucessos que marcaram os anos 70 e 80, entre eles, ‘Escrito nas estrelas’, ‘Meu sangue ferve por você’, ‘Sossego’, ‘Sorria, sorria’”. Ainda conforme os promotores do espetáculo, a encenação do musical chama a atenção pela versatilidade de linguagens e primor técnico, que, para a atriz Tina Dias, é resultado de muito trabalho em grupo. 

Conforme a atriz, “Nhoque é bem contemporâneo e representa a construção de linguagem desses mais de 30 anos do Armatrux. O público se depara com a dança, o teatro físico, a música, a manipulação de objetos e de bonecos, linguagens que fomos experimentando em nossos espetáculos e aprimorando ao longo do tempo, e que, neste trabalho, aparecem em cena com a mesma importância”, afirma. A canção-tema intitulada Nhoque – de autoria do guitarrista John Ulhoa - propõe uma brincadeira sobre a vida e o ofício dos músicos. 

“Nhoque é uma sátira ao rock mais clichê, é feita em cima do riff mais básico de guitarra que alguém pode aprender. É perfeita pro Jão de Jones (boneco), o momento perfeito pra ele brilhar. Ao mesmo tempo, acho que transmite para crianças uma espécie de fundamento do rock, esse estilo que na verdade já é vovô”, conta John Ulhoa. Paula Manata acrescenta que “Nhoque também nos remete a coisa boa, gostosa de comer, de fácil digestão, assim como esse espetáculo e suas canções”, diz. Quer saber mais sobre o espetáculo? Então vá à Praça Celi, dia 6 de setembro, sexta-feira, a partir das 20h. 

Na escola... 

No dia 4, quarta-feira, a partir das 19h, e na quinta-feira, 5, a partir das 10 horas, o espetáculo “Nhoque” terá apresentações especiais para alunos de Itaúna, na Escola Estadual, situada na Rua Professor Francisco Santiago, 275, no Centro. E nos dias 10 e 17 de setembro, a oportunidade para os alunos é participar de uma oficina de teatro. 

A oficina de teatro e intervenções artísticas está prevista para ter edições às 13h20, 15h, 19h e 20h40, nos dias 10 e 17 de março, uma terça-feira e na quarta-feira seguinte. Já em outubro, a atriz e gestora Tina Dias deverá voltar à cidade para ministrar uma oficina de gestão e produção cultural, com data a ser informada.