Nova pesquisa coloca Gustavo Mitre com 56,5 pontos à frente do segundo colocado em Itaúna

Mitre tem 62% das intenções de votos, seguido de Maurício Nazaré com 5,5% e Wandick Pincer, com 1%, a 18 dias do pleito.

Nova pesquisa coloca Gustavo Mitre com 56,5 pontos à frente do segundo colocado em Itaúna
Divulgação


O jornal “Hoje em Dia”, de Belo Horizonte, publicou na tarde desta quarta-feira, 18, mais uma rodada de pesquisas da SigDados, realizada em Itaúna nos dias 9 e 10 de setembro, com 600 eleitores.

A pesquisa registrada no TSE sob o nº MG-06576/2024, foi contratada pela Impactto Comunicação/Grupo Impactto e mostra o seguinte quadro: Gustavo Mitre tem 62% das intenções de votos; não souberam ou não quiseram responder a pesquisa 19,5%; ninguém/brancos/nulos, 12%; Maurício Nazaré, 5,5%; e Wandick Pincer, 1%.

A margem de erro é de 4 pontos percentuais para mais ou para menos e o nível de confiança, de 95%

Assim, a diferença na intenção de votos, entre os dois concorrentes mais citados, Gustavo Mitre e Maurício Nazaré é de 56,5 pontos a favor de Mitre. Já em relação a Wandick Pincer, a diferença percentual, a favor de Mitre é de 61%.

Isso, a 18 dias das eleições, destacam os analistas.

Mais de 90% dos votos válidos para Gustavo Mitre

Se forem considerados somente os votos válidos, a diferença é ainda maior, a favor de Gustavo Mitre. Ele teria 90,5%, contra 8% de Maurício Nazaré e 1,5% de Wandick Pincer.

Dá uma diferença de 82,5% das intenções de votos em relação ao segundo colocado e de 89% em relação ao terceiro colocado, em favor de Mitre.

Para reverter a situação, o segundo colocado teria que conseguir reverter o voto de 5% do eleitorado que já decidiu o seu voto, a cada dia, até o dia 6 de outubro.

Na avaliação espontânea, Gustavo Mitre tem 46,67% das intenções de voto. Maurício Nazaré é o segundo colocado com 3,5%. Wandick Pincer pontuou com menos de 1% da preferência do eleitorado.

Indecisos somaram 36,17% e os brancos e nulos, 13%. Nesse tipo de sondagem, os pesquisadores perguntam em quem a pessoa votaria, sem apresentar nenhum nome.

Mitre tem a menor rejeição

O SigDados também avaliou a rejeição dos candidatos: 13,5% disseram que jamais votariam em Wandick Pincer.

Já 10% não votariam em Maurício Nazaré, de maneira alguma.

Apenas 1,7% rejeitam o ex-deputado do Republicanos, Gustavo Mitre.

A maioria dos ouvidos (44,67%) disse não rejeitar nenhum dos candidatos à prefeitura de Itaúna nas eleições deste ano.

Para 75%, Gustavo Mitre será o vencedor

Outra informação obtida na pesquisa é que para 75% dos entrevistados, independentemente da escolha do voto, Gustavo Mitre sairá vitorioso nas urnas deste ano e assumirá a Prefeitura de Itaúna.

Outros 4% acreditam que Maurício Nazaré vencerá e 0,5% apostam em Wandick Pincer.

Não souberam ou não quiseram responder a esta pergunta 20,5%.

A soma dos percentuais pode não chegar a 100% em razão do arredondamento das casas decimais. A pesquisa quantitativa, de survey, consistiu na realização de entrevistas pessoais, domiciliares e presenciais, conduzidas por profissionais treinados, com a aplicação de questionários estruturados a uma amostra representativa da população votante a partir de 16 anos no município de Itaúna-MG. Foram entrevistados 600 eleitores. A margem de erro é de 4,0 pontos percentuais para mais ou para menos, e o nível de confiança é de 95%. A pesquisa, registrada no TSE sob o nº MG- 06576/2024, foi contratada pela Impactto Comunicação/Grupo Impactto e realizada pelo Instituto SigDados nos dias 9 e 10 de setembro.