Nunca é cedo (ou tarde) para começar...
As acadêmicas da AILE (Academia Itaunense de Letras) Roma Mariana e Elina Dirce, que também são professoras, prestigiaram o lançamento de um livro produzido de forma artesanal pelos alunos do 2º período do Núcleo Infantil Nossa Senhora de Fátima, do Bairro Padre Eustáquio. A obra trata de uma história envolvente, de uma tartaruga, a Tatá, que vivia em uma praia e envolve crianças na tarefa de limpar o lixo que as pessoas jogavam no local. Acabam por formar a “Liga da Limpeza”, atuando para conscientizar os frequentadores da praia e as pessoas que moravam perto.
Algumas lições podem ser retiradas dessa obra. Primeiro, a conscientização ambiental. Depois, a força de vontade e, ainda, a informação de que todos podem contribuir e, mais que isso, realizar seus sonhos. E foi assim que a professora Talita Natânia envolveu sua turma para a produção da obra. A partir de uma conversa, ela propôs a construção do livro, mesmo que as crianças dissessem que “nós nem sabemos escrever!”. Mas, mais importante que isso, eles tinham as ideias, e a escrita ficou por conta da “tia”. Unindo esforço, com participação de muita gente, o livro ficou pronto e foi lançado há poucos dias e ato restrito a familiares, devido ao custo.
Roma e Elina compareceram e receberam um exemplar, dedicado à Academia pelos alunos-autores. O trabalho agora é reproduzir mais exemplares e criar uma corrente junto a outras escolas, para que outros livros venham. Nunca é muito cedo, ou muito tarde, para começar!