OPERAÇÃO MACALA II - Itaúna e Itatiaiuçu são alvos de ação contra uso ilegal de carvão

Foram fiscalizados 10 alvos durante a operação nos municípios de Divinópolis, Itaúna, Nova Serrana, São Gonçalo do Pará, Pará de Minas e Itatiaiuçu. Operação apreende carga irregular na região do Alto São Francisco

OPERAÇÃO MACALA II - Itaúna e Itatiaiuçu são alvos de ação contra uso ilegal de carvão
Foto: Semad/Divulgação




De 9 a 11 de outubro, a Secretaria de Meio Ambiente de Minas Gerais (Semad) deflagrou a Operação Macala II e realizou ações de fiscalização nos municípios de Itatiaiuçu, Divinopolis, Itaúna, Nova Serrana, São Gonçalo do Pará e Pará de Minas.

Conforme divulgado, a operação teve como propósito fiscalizar a cadeia de comércio de carvão vegetal e empresas siderúrgicas da região do Alto São Francisco. Foram lavrados três autos de infração por irregularidades ligadas à cadeia do carvão vegetal e degradação ambiental. Ao todo, foram apreendidos três caminhões e suas cargas, com essência mista de carvão (vegetação plantada e nativa), nos municípios de Maravilhas e outras duas em Divinópolis, resultando em um total de 200,00 MDC (metro de carvão) apreendido de carga mista.

“A Operação Macala II, assim como as demais ações que visam coibir o transporte, armazenamento e consumo de carvão vegetal, são cada vez mais importantes, pois os ilícitos ambientais praticados em relação a essa cadeia produtiva, além de causarem graves danos ambientais proporcionam concorrência desleal entre produtores e empreendimentos que cumprem a legislação e aqueles que praticam os ilícitos”, destacou o diretor de Combate ao Desmatamento da Semad, Bruno Zuffo Janducci.

A Semad orienta que práticas evidentes ou suspeitas de irregularidades ambientais podem ser denunciadas pelo LigMinas (ligue 155 - opção 7) ou por meio do link http://www.meioambiente.mg.gov.br/-denuncia-ambiental-solicitar-fiscalizacao-ambiental, que traz mais informações sobre o assunto.