PAGAMENTO IPVA 2025 - Governo de Minas orienta quem perdeu o prazo da primeira parcela
Não é possível obter o desconto da cota única, mas imposto pode ser quitado normalmente pelos canais tradicionais

Conforme comunicado da Secretaria de Fazenda de Minas Gerais (SEF/MG), contribuintes que perderam o prazo de pagamento da primeira parcela do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) de 2025 devem realizar o pagamento o quanto antes.
Quanto antes o imposto for quitado, menos juros serão cobrados pelo atraso. Além disso, a partir do 30º dia de atraso, é cobrada multa de 20% sobre o valor da parcela.
O diretor de Informações Econômico-Fiscais da SEF/MG, Ricardo Alves de Sousa, lembra que o pagamento pode ser efetuado normalmente, a qualquer momento. A ressalva, conforme explica o diretor, fica por conta do desconto da cota única, que não pode mais ser aplicado.
"O sistema não disponibiliza mais a opção de cota única. O proprietário do veículo que quiser pagar a totalidade do imposto, por exemplo, poderá emitir guia única com as três parcelas consolidadas, ou pagar a próxima a vencer junto com a parcela atrasada, bastando fazer a seleção na consulta disponível no site www.fazenda.mg.mgov.br. Lembrando que o pagamento pode ser feito também por Pix. Para o pagamento de parcela isolada, não há diferença em relação ao período de vigência da escala de vencimentos", explica.
Calendário
Para veículos com placa final 1 e 2, o pagamento da segunda parcela vai até 6 de março; placas finais 3 e 4, até 7 de março; placas finais de 5 e 6, até 10 de março; placas finais de 7 e 8, até 11 de março; e placas finais 9 e 0, até 12 de março. A terceira parcela vence entre 7 e 11 de abril.
A base de cálculo e o valor do imposto podem ser consultados no endereço eletrônico www.fazenda.mg.gov.br, clicando em IPVA no menu Tributos.
Formas de pagamento
Os contribuintes podem pagar diretamente nos terminais de autoatendimento ou guichês de caixas dos agentes arrecadadores autorizados, como Bradesco, Sicoob, Mercantil do Brasil, Caixa, Casas Lotéricas, Banco do Brasil, Mais BB, Itaú e Santander, informando o número do RENAVAM do veículo; na internet banking nos bancos credenciados; e em qualquer instituição por meio do Documento de Arrecadação Estadual (DAE) do IPVA, emitido no site da SEF.