Pedida devolução do altar-mor da capela antiga do Hospital
Direção da Casa de Caridade informa que vai construir nova capela e instalar ali o altar-mor
Como a revitalização do prédio antigo do Hospital Manoel Gonçalves já sendo realizada, a direção da instituição informou à reportagem que vai construir uma nova capela naquele local. Conforme o provedor da Casa de Caridade, Antônio Guerra, “(vamos) solicitar o altar original da capela da nossa Casa de Caridade, que hoje se encontra no Museu ‘Francisco Manoel Franco’, em Itaúna, para ser colocado na nova capela que será construída”.
Ele explicou que está sendo realizado o projeto de reestruturação do prédio antigo do Hospital e que ali vai ser construída uma nova capela, onde deverá ser instalado o altar. Sobre o altar-mor, ele afirmou que “esse altar, preservado ao longo dos anos, testemunhou incontáveis momentos de oração, esperança, gratidão e nos lembra da importância de unirmos a ciência e a espiritualidade no processo de cura. Queremos olhar para ele e sermos motivados todos os dias a continuar honrando o maior valor deixado pelo fundador da nossa Casa de Caridade Manoel Gonçalves: o da solidariedade!”.
Registro histórico
Por volta de 1922, conforme o site Itaúna Décadas, que registra a história de Itaúna e é coordenado pelo historiador Charles Aquino, “foi construída uma capela no interior do Hospital. Nesta Capela da Casa de Caridade, meticulosamente ornada pelas devotas Irmãs Auxiliares da Piedade, era celebrado todos os dias com alegria o Santo Sacrifício da Missa. Os fiéis se reuniam para rezar o terço, e receber a benção do S.S. Sacramento aos domingos, quintas-feiras, primeira sexta-feira de cada mês e nos dias santos de guarda. Diariamente, as Irmãs, juntamente com os doentes e todos os membros do pessoal interno e externo, participavam na distribuição da ‘Santa Comunhão’”.
Assim, registra-se a idade aproximada deste altar-mor da capela, que pode contar mais de cem anos. No site pode ser acessado um relato sobre a passagem das Irmãs Auxiliares da Piedade, no período em que foi construída e instalada a capela nas dependências do Hospital. O link é: https://itaunaemdecadas.blogspot.com/2024/05/irmas -auxiliares-da-piedade_31.html.