Penitenciária de Itaúna deve ser concluída em dezembro

Com custo de quase R$ 30 milhões, obra está adiantada e previsão é abrigar 306 presos

Penitenciária de Itaúna deve ser concluída em dezembro
Foto: Divulgação/SEJUSP/Bernardo Carneiro


Está adiantado o cronograma das obras da nova penitenciária de Itaúna, que tem previsão de conclusão para até dezembro deste ano. A obra está sendo erguida em terreno de 30 mil metros quadrados, doado pelo Município, às margens da MG-050, sentido Divinópolis, altura do km 95. Serão disponibilizadas 306 vagas e o custo total da obra é de R$ 26,2 milhões. As instalações da nova penitenciária terão 3,6 mil metros quadrados, com todos os equipamentos necessários ao funcionamento da estrutura. 

Atualmente, a penitenciária de Itaúna funciona no local da antiga “cadeia pública”, localizada na Rua Santana. A Secretaria de Segurança Pública do Estado de Minas Gerais (SEJUSP-MG) assumiu a administração do local após a instituição funcionar por algumas décadas. Assim, a antiga cadeia pública passou a ser denominada penitenciária, porém com as mesmas carências continuaram e a localização em área habitacional e central gera muita instabilidade em toda a vizinhança. 

O início de funcionamento da nova penitenciária, que deve ser imediato, vai solucionar um problema antigo na cidade, de mais de 50 anos, e que vinha sendo anunciado há cerca de 10, 20 anos. Inclusive, pelo atual prefeito, quando este era deputado estadual. Porém comentários são de que as novas instalações já serão praticamente esgotadas com o quantitativo de presos já recolhidos em Itaúna e que em pouco tempo será necessária a ampliação da unidade. 

Outro receio dos itaunenses é de que a nova penitenciária abrigue presos de outras cidades, caso a lotação não seja esgotada com os presos já recolhidos na atual estrutura local. Porém esse receio não tem como ser solucionado, visto que o sistema prisional é administrado pelo Estado e não se adequa às vontades e aos interesses municipais, tendo que atender à demanda existente em Minas Gerais. 

Estado anuncia novas 2,7 mil vagas 

Em recente informação divulgada pela SEJUSP-MG, o sistema prisional mineiro contará, a partir do início do ano, com mais 2,7 mil novas vagas com a inauguração das penitenciárias que serão concluídas até o final do ano. Uma das unidades já foi concluída, em Ubá, com 388 vagas. Essa unidade terá acréscimo ainda de mais 191 vagas; em Ipatinga está sendo concluída a reforma na unidade, com acréscimo de mais 282 vagas. 

Novas unidades também estão sendo erguidas em Lavras e Poços de Caldas, para mais 600 vagas, cada uma, além da unidade de Itaúna, com 306 vagas. Em Itaúna, além da penitenciária funcionando no sistema oficial da SEJUSP, existem as unidades masculina e feminina da APAC.