PF faz operação Guardião Digital em Itaúna

Agentes das PF cumpriram mandado de busca e apreensão na cidade, no combate a crimes de abuso sexual infantojuvenil

PF faz operação Guardião Digital em Itaúna
Divulgação/PF Divinópolis
PF faz operação Guardião Digital em Itaúna
PF faz operação Guardião Digital em Itaúna
PF faz operação Guardião Digital em Itaúna

Itaúna amanheceu com a presença de agentes da Polícia Federal (PF), nesta quinta-feira, 6. Eles cumpriam mandado de busca e apreensão em endereço não divulgado, em Itaúna, no combate ao crime de abuso sexual infantojuvenil. Conforme as informações da Delegacia da PF de Divinópolis, os alvos são “suspeitos de envolvimento no armazenamento e disseminação de material contendo cenas de abuso sexual infantojuvenil”.

Ainda conforme a divulgação da PF, “as investigações indicam que um dos suspeitos armazenava os arquivos em plataformas de nuvem, enquanto o outro compartilhava o conteúdo criminoso em grupos de mensagens instantâneas, com o objetivo de obter lucro financeiro”. Os mandados foram cumpridos, simultaneamente, em Itaúna e na cidade de Fervedouro, município situado na região da Zona da Mata, próximo de Carangola, e que tem pouco mais de 11 mil habitantes.

Foram presos dois homens, na ação. Um deles em Itaúna e outro em Fervedouro. Os suspeitos poderão responder pelo crime de compartilhar conteúdo criminoso em grupos de mensagens instantâneas, com o objetivo de obter lucro financeiro. Esse tipo de crime foi incluído recentemente no rol de crimes hediondos. Foram apreendidos na ação da Polícia Federal, equipamentos eletrônicos, aparelhos de telefone celular e mídias de armazenamento, “que passarão por análises periciais para comprovação dos crimes, identificação de possíveis vítimas e abusadores, além da apuração de eventuais produtores desse tipo de material”, informou a assessoria do órgão.

A Polícia Federal atua no combate à exploração sexual de crianças e adolescentes e incentiva denúncias por meio do Disque 100 ou pelo canal oficial da PF para comunicação de crimes: www.gov.br/pf/pt-br/canais_atendimento/comunicacao-de-crimes.