PM anuncia aumento de 500% na apreensão de armas de fogo

Dados comparativos se referem a fevereiro dos anos de 2022 e 2023. População deve ajudar, denunciando posse ilegal

PM anuncia aumento de 500% na apreensão de armas de fogo
Foto: Reprodução/PragmatismoPolítico.com.br

Após os anos do Governo Bolsonaro, com o incentivo ao armamento da população, agora chegou o momento de desarmar as pessoas, especialmente aquelas que estão em situação irregular. Com isso a 9ª Cia. PM Independente, que é reponsável pelo policiamento nos municípios de Itaúna e Itatiaiuçu, informou o aumento de 500% na apreensão de armas de fogo, comparando os meses de fevereiro dos anos de 2022 e 2023. Em janeiro já havia ocorrido aumento neste item de mais de 55%. E as apreensões continuam, pois, neste início do mês de março, a PM informa novas ações neste sentido.

Conforme o comando local da PM, o aumento no índice “é fruto da dedicação e esforço da Polícia Militar, com adoção de estratégias específicas e comprometimento operacional”. E completa que a população pode ajudar na ação: “Se faz imprescindível o apoio crescente das denúncias pela comunidade, além da ação conjunta dos órgãos de segurança pública, além do aporte de efetivo de outras unidades, o que torna possível aumentar ações e operações preventivas e repressivas”. Passada a onda do porte de armas para a autodefesa, é hora de desarmar as pessoas, apontam especialistas, visto que a venda de armas no País chegou a 1.300 unidades/dia, nos anos do Governo Bolsonaro.

Conforme dados divulgados recentemente, a posse de armas legais passou de 300 mil para um milhão durante os anos do Governo Bolsonaro. Parte dessas armas acaba parando nas mãos de delinquentes, para utilização dos criminosos. Aqui mesmo, em Itaúna, recentemente, foi apreendido um arsenal adquirido de forma legal, com armas registradas em nome de uma mulher, que seriam vendidas a um traficante.

Outros índices

A 9ª Cia. PM Ind. também divulgou outros índices alcançados na comparação entre os meses de fevereiro dos anos de 2022 e 2023. Foi registrado aumento de 33% nas ações de combate ao tráfico de drogas, neste período. E as ações da PM possibilitaram, ainda, a redução em 35% nos crimes violentos e 36% nos casos de roubos, também na comparação entre fevereiro de 2022 e fevereiro de 2023.