PMMG tem compra de bafômetros suspensa pelo TCEMG

Tribunal atendeu pedido de empresa que foi desclassificada porque produto não utilizava “pilhas AA”

PMMG tem compra de bafômetros suspensa pelo TCEMG


Na sessão de terça-feira, 6 de agosto, o Colegiado da Segunda Câmara do Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais (TCEMG) confirmou a decisão monocrática do conselheiro-relator, Mauri Torres, suspendendo o Pregão Eletrônico número 12/2024, promovido pela Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG), para aquisição de aparelhos medidores de dosagem alcoólica (etilômetros ativos e passivos), os conhecidos “bafômetros”.

A decisão do TCEMG aconteceu a partir de reclamatória da empresa AGS Comércio e Serviços, que alegou que foi classificada na fase de preços, mas desclassificada na apresentação de amostras, “por estar em desacordo com o item sobre utilização de pilhas AA”, conforme alegou nos autos. Assim, mesmo tendo o preço aprovado, não poderia atender à PMMG, porque seus aparelhos não usavam pilhas AA, e sim baterias de lítio.

Alegou a empresa que “essa é uma solução técnica ultrapassada (uso de pilhas)”, e que existe solução mais eficiente e econômica. “O etilômetro alimentado por baterias de íons de lítio, com duração 10 vezes maior que as pilhas, permite o uso em escala exponencial sem precisar de qualquer troca”, argumentou a denunciante. “A bateria é aprovada pelo Inmetro, já está no mercado há vários anos, e é utilizada pelas superintendências da Polícia Rodoviária Federal (PRF), por diversos Detrans e diversas polícias em todo o país”, acrescentou.

Assim, o órgão técnico do Tribunal, decidiu que, embora “apresente divergência quanto aos termos dispostos no edital, a solução técnica apresentada possibilita a finalidade almejada com muito mais eficiência e economicidade”. Por esse motivo o relator Mauri Torres determinou a suspensão do procedimento licitatório, e o prazo de cinco dias úteis para que a PMMG comprovasse e publicasse o ato, sob pena de multa diária de R$1 mil. (Com informações da Coordenadoria de Jornalismo e Redação do TCEMG/Regina Kelles)