Prefeito dá ponto facultativo no dia 14 para servidores

O prefeito assinou o decreto municipal de número 8.293, no dia 11 de julho, decretando “ponto facultativo” para os servidores municipais na segunda-feira, dia 14. Com isso, os funcionários da Prefeitura, SAAE e IMP, e certamente serão acompanhados pelos funcionários da Câmara, não precisarão trabalhar naquela data. Com isso, o “feriadão” acontece até o dia 15 de agosto, que é feriado em Itaúna, devido ao Reinado, a festa mais tradicional do município.
Ainda conforme a divulgação do decreto pela assessoria do prefeito, “(o ponto facultativo) não se aplica aos serviços essenciais de urgência da saúde, abastecimento de água, limpeza, coleta e processamento mecânico de lixo, das praças de esporte, do Terminal Rodoviário, da vigilância patrimonial, dos cemitérios e de algum outro setor, caso seja necessário, cujo expediente será normal”. E acrescenta que “caberá ao superior hierárquico de cada Secretaria Municipal e aos diretores-gerais das autarquias determinarem os serviços essenciais de urgência na respectiva área de atuação”.
O decreto alcança ainda os servidores lotados em outros órgãos, cedidos por empréstimo, como na Delegacia de Polícia Civil, informando que o expediente nestes casos “ficam sujeitos aos horários e dias de trabalho estabelecidos pelas entidades conveniadas”. E conclui explicando que “os contribuintes que possuírem débitos com a Fazenda Pública com vencimentos nas datas previstas, poderão, sem qualquer ônus, proceder ao pagamento respectivo no primeiro dia útil subsequente”.
População questiona o fechamento dos PSFs
Na página da Prefeitura, comentando a postagem sobre a decretação do ponto facultativo, assim como em grupos e páginas das redes sociais, a população manifesta descontentamento com o fechamento dos PSFs na segunda-feira, 14. São apontados, por exemplo, problemas que podem ocorrer com o fechamento das unidades de saúde naquele dia, o que vai gerar, fatalmente, sobrecarga no Plantão 24H.
Em uma crítica bem-humorada, inclusive, um cidadão apontou que felizmente o decreto do feriadão foi publicado com antecedência, pois assim “dará tempo necessário para o plantão 24h do nosso único hospital se planejar no quadro clínico funcional, para que não falte atendimentos”. Fica o registro das reclamações, para que se pense em uma alternativa em um próximo “ponto facultativo”.